O head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou o lançamento do Guides, uma nova aba com cara de blog criada pela plataforma. Inicialmente, a rede decidiu disponibilizar o recurso apenas paras algumas contas focadas em saúde mental.
A conta do Instituto Vita Alere, focada na prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, está entre uma das primeiras a ter acesso à nova ferramenta, assim como a American Foundation for Suicide Prevention, nos Estados Unidos, a Sudah Dong, na Indonésia, e a Heads Together, no Reino Unido.
Segundo Mosseri, ela foi idealizada a princípio para ajudar criadores de conteúdo que falam sobre viagens, entretanto, por causa da pandemia de coronavírus, o foco foi alterado provisoriamente.
Fun fact, Guides were originally designed with the travel use case in mind, but we pivoted them to focus on wellness because of the pandemic.
Publicidade— Adam Mosseri 😷 (@mosseri) May 18, 2020
Neste momento, a forma como a ferramenta está sendo usada é interessante e pode ajudar os usuários a enfrentar o período tão delicado. Assim como a retirada das curtidas, a novidade pode reduzir o impacto nocivo causado na saúde mental pelo ambiente digital.
Todavia, vale ressaltar que o monopólio do Instagram é preocupante. A função tende a ser liberada no futuro para todos. Com isso, o formato blog é abraçado pelo aplicativo, como aconteceu anteriormente com os formatos de concorrentes como Snapchat, com a criação dos Stories, e do Tik Tok, com o lançamento do Reels. O Instagram também virou uma plataforma de compra e venda. Não podemos nos esquecer que a rede segue um algoritmo (que muda com frequência), e se informar e entreter em apenas um lugar pode ser bem perigoso.