Continua após publicidade

Planeta Terra terá uma segunda lua por quase dois meses. Entenda

Asteroide do tamanho de um ônibus ficará na órbita terrestre por 57 dias.

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h17 - Publicado em 30 set 2024, 17h00
A

 

Terra com duas luas? Desde o último domingo (29), a Terra tem, além de sua lua já conhecida, outra lua acoplada a sua órbita – mas essa é temporária. Durante 57 dias, até o dia 25 de novembro, esse pequeno asteroide do tamanho de um ônibus ficará na órbita terrestre como uma ‘pequena lua’.

Ainda não se sabe se o objeto, chamado de 2024 PT5 é um asteroide comum ou um pedaço de rocha da nossa própria lua, mas acredita-se que ele venha do cinturão de Arjuna. As informações foram publicadas no RNAAS, periódico científico da Sociedade Americana de Astronomia, e descobertas pelo sistema de alerta da Nasa, o Atlas, responsável por detectar e alertar sobre colisão e aproximação de asteroides na Terra.

Esse tipo de descoberta só é possível por avanços tecnológicos de precisão, que, agora, possibilitam a compreensão sobre esse fenômeno, se as aproximações e permanências temporárias dessas ‘luas’ são frequentes ou não. A princípio, os cientistas acreditam que o fenômeno não deve acontecer tanto, já que, para ser capturado pelo campo gravitacional, o objeto precisa se aproximar muito da Terra.

O fenômeno das duas luas estará acontecendo até novembro, mas não será visível a olho nu pelo pequeno tamanho do asteroide. Depois desses quase dois meses atrelado a terra, esse objeto seguirá seu rumo no espaço e deve voltar a se aproximar da Terra em mais de 30  anos, em 2055.

Mesmo não sendo comum, essa não é a primeira vez que temos ‘duas luas’. Em 1981, o asteroide 2022 NX1 fez sua primeira aparição, em seguida novamente em 2022. Outro asteroide, o 2020 CD também gravitou na órbita terrestre em 2020, mas ficou mais tempo, um total de 2 anos.

E você, já imaginou olhar para o céu e enxergar duas luas?

Publicidade