Continua após publicidade

Pesquisa indica que personalidades ecoístas e narcisistas se completam

Ecoísta é uma pessoa que prioriza os outros e suas necessidades em prol das suas próprias, mas não é um transtorno de personalidade.

Por Mavi Faria 29 jul 2024, 15h00
A

lenda de Narciso, um caçador grego obcecado com a própria aparência, é amplamente conhecida e seu nome ainda carrega um transtorno de personalidade que define pessoas movidas pelo ego e pelo próprio bem-estar. Contudo, uma outra personagem muito envolvida com a história de Narciso não possui tanta notoriedade, Eco, e sua personalidade é definida por especialistas como oposta a de Narciso.

É o que explica o professor de psicologia da Universidade Queen’s de Belfast, no Reino Unido, Kostas Papageorgiou, em um artigo publicado no The Conversation, onde abrange a história de Eco, uma ninfa que utilizava sua bela voz para manter Hera, a rainha dos deuses, distraídas, enquanto suas amigas ninfas tinham um caso com Zeus.

Continua após a publicidade

Quando Hera descobriu a manipulação de Eco, tirou o controle de sua fala como punição, permitindo-a falar somente quando alguém conversasse com ela, e somente repetindo suas últimas palavras. O sofrimento com o castigo foi pior quando Eco se apaixonou por Narciso, que a ignorou, já que ela não falava por si só.

A lenda mitológica é importante para entendermos a base que derivou a personalidade ecoísta, que, segundo o pesquisador, é o oposto do narcisista, e define uma pessoa que prioriza os desejos das outras pessoas em prol dos dela. Ecoístas buscam atender sempre as expectativas das pessoas, possuem grande dificuldade para expressarem seus próprios pensamentos e opiniões e evitam atenção a qualquer custo.

O pesquisador aponta que esse tipo de personalidade é lida como oposta ao narcisista justamente por querer ficar na sombra do outro, fugindo de qualquer atenção ou de necessidade de se expor e impor. Costumam ser vistos como pessoas muito empáticas, mas esse traço de personalidade pode ser um problema a medida que ecoístas raramente pedem algo as pessoas por sentirem que estão sobrecarregando elas e, quando solicitam algo, sentem muita culpa.

Além disso, também são incapazes de estabelecer limites e de dizer ‘não’ quando alguém lhes pede algo. Esses tipos de comportamento, quando extremos, trazem grande sofrimento a pessoa, já que ela tem dificuldade de estabelecer convivências e relações equilibradas.

Na pesquisa, é apontada, inclusive, que pessoas narcisistas e ecoístas costumam se atrair, já que satisfazem os desequilíbrios do outro. É importante lembrar também que, embora narcisismo seja um transtorno de personalidade que necessita intervenção médica, o ecoísmo ainda é entendido como um traço de personalidade.

Continua após a publicidade

E você, conhecia a história da Eco?

Publicidade