Peng Shuai: tenista chinesa some após denunciar político por abuso sexual
A atleta desapareceu misteriosamente pouquíssimo tempo depois de acusar Zhang Gaoli, do Partido Comunista da China, de assédio
Onde está Peng Shuai? É exatamente isso que perguntam familiares, amigos e colegas de profissão da tenista, de 35 anos, nas redes sociais. A chinesa sumiu misteriosamente após denunciar o ex-vice-premiê Zhang Gaoli, de 75 anos, um figurão do Partido Comunista da China, de tê-la violentado sexualmente. Peng falou pela primeira vez sobre o assunto no Weibo, uma espécie de Twitter permitido no país, e sua publicação foi apagada logo depois. Além disso, não há mais nenhuma menção sobre o assunto na rede social, pois as palavras-chaves envolvendo o caso foram bloqueadas.
Na postagem, a tenista dizia estar muito assustada e que a esposa de Zhang sabia que ele forçava sexo com a atleta. Desde então, Peng Shuai não foi mais vista. “Fui informada de que uma jogadora de tênis desapareceu depois de revelar que era abusada sexualmente. Espero que ela e sua família estejam bem e em segurança. Estou em choque com o que está acontecendo e envio amor e luz para ela”, escreveu a tenista japonesa Naomi Osaka, uma das estrelas mundiais do esporte.
. #WhereIsPengShuai pic.twitter.com/51qcyDtzLq
— NaomiOsaka大坂なおみ (@naomiosaka) November 16, 2021
Ninguém sabe do paradeiro da chinesa, nem família, nem amigos, nem atletas. Por isso, Steve Simon, presidente da Women’s Tennis Association, pediu que uma investigação completa sobre o caso seja realizada. Andrea Gaudenzi, presidente da Associação de Tenistas Profissionais, reiterou o pedido e demonstrou preocupação com a segurança da atleta, já que o Partido Comunista detém há 70 anos o poder no país, sendo que algumas das principais redes sociais do mundo são proibidas na China continental, como Facebook, Twitter, Clubhouse, WhatsApp e o próprio Google, censuradas pelo que ficou conhecido como o “Grande Firewall”. O cenário assusta, especialmente porque compactua com a ideia de que crimes podem ser silenciados ou ficar impunes quando envolvem pessoas influentes, que têm o poder de calar as vítimas. Nem o governo nem Zhang Gaoli se pronunciaram sobre o caso.
Statement from Steve Simon, Chairman & CEO, WTA
WTA seeks full, fair and transparent investigation into sexual assault allegations against former Chinese leader and also calls for end of censorship against Peng Shuai.
— wta (@WTA) November 14, 2021
#WhereIsPengShuai?