Pelo empoderamento feminino, jovem faz grafites de sereias idosas

Uma das intenções dela é manifestar contra os padrões de beleza que são impostos

Por Marcela Bonafé Atualizado em 1 nov 2024, 13h42 - Publicado em 8 mar 2016, 16h50

A paulista Deborah Erê tem 23 anos e usa seu talento de grafiteira para empoderar mulheres de um jeito muito interessante. Ela retrata sereias pelas ruas de Manaus, onde mora há cinco anos. Mas não qualquer tipo de sereia: são todas bem diferentes daquelas que estamos acostumadas a ver por aí – magras, com cabelão liso e rosto impecável. Olha só:

Deborah comentou com o portal do G1 que as propagandas sempre mostram modelos, nunca mulheres velhas e gordas. E é exatamente essa sua inspiração: “A ‘Senhora Sereia’ foi criada para representar essas mulheres. Eu queria que ela fosse velha, mas ao mesmo tempo demonstrasse beleza, sabedoria, poder. Uma mulher velha, mas linda e que reluz, brilha de sabedoria”.

 
Além de querer que as mulheres se reconheçam em seus desenhos, a grafiteira se preocupa em passar uma mensagem de que a rua também pertence a elas. “A mulher é cobrada para ser perfeita, bonita, boa dona de casa, boa profissional, boa mãe. Na hora que eu vou para o muro, eu sempre penso muito nelas, no que nós passamos e isso traz reflexões“, ela contou ao portal.
Continua após a publicidade
 
Continua após a publicidade
 
Vale lembrar que por trás desse projeto superlegal da Deborah, existe um cenário de arte nas ruas que ainda é predomimantemente masculino. Então é importante que mulheres como ela façam esse tipo de trabalho tão bonito para se afirmarem, cada vez mais, na arte de grafitar – e deixar a cidade mais colorida, feliz e como um espelho de causas importantes!
Continua após a publicidade
 
Muito amor, né?! O que você achou da “Senhora Sereia”?
Publicidade