Pela primeira vez, 50% da equipe da NASA é composta por mulheres

50-50? Isso é igualdade!

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 18h25 - Publicado em 21 jan 2016, 18h30

A maioria dos filmes de astronauta é protagonizada por homens. Já reparou nisso? Esse fato é, ou melhor, era um simples reflexo da falta de mulheres nesse setor. Mas isso está mudando! A NASA divulgou que, pela primeira vez na história, 50% da sua equipe é formada por pessoas do sexo feminino !

E tem mais! Algumas delas estão trabalhando arduamente no programa Marte 2030, uma viagem de 56 milhões de quilômetros, da Terra até Marte, que durará cerca de nove meses. As engenheiras Mallory Lefland, Erisa Hines, Amanda Steffy e Jaime Catchen são os quatro principais nomes do projeto a longo prazo. E ainda tem gente que insiste em dizer que engenharia é um curso “de menino”. Vai entender…

Foto: Bjorn Iooss

O mais legal – se é que isso ainda pode melhorar – é que as mulheres não estão trabalhando apenas no pré-projeto. Algumas estão se preparando para serem as astronautas oficiais do programa! Nicole Aunapu Mann, Anne McClain, Jessica Meir e Christina Hammock Koch são essas quatro mulheres da foto acima. No NASA’s Johnson Space Center, em Houston, no Texas, elas estão se preparando para essa possível viagem inaugural para Marte. “Ir para o Espaço vai ser com certeza uma das coisas mais legais do mundo!”, revelou Nicole em entrevista ao site Glamour .

A preparação é díficl, exige muita dedicação e força de vontade. Anne conta que as roupas de teste que elas precisam usar – que simulam as roupas do programa espacial – são complicadíssimas e parecem pequenas aeronaves. E olha que, uma vez em Marte, elas passarão de duas a três semanas em pequenas capsulas! Ou seja, não é só essa roupa adaptada e pronto.

Muitos ainda acham arriscada essa viagem para a Estrela de Fogo em 2030, mas a NASA está se preparando para que tudo dê certo. E, vamos combinar, já estão dando, né? Já podemos ter mais filmes como Gravity, com a Sandra Bullock, produção!?

Boa sorte, astronautas! E um, dos, três, mil vivas para todas as mulheres que trabalham na NASA!

Continua após a publicidade
Publicidade