Paulo Souza compartilha a trajetória da companhia de dança-teatro “Farsa”
A Isa, da Galera Capricho, conversou com o diretor da companhia, que compartilhou sobre sua trajetória no teatro
Oii, gente! Tudo bem? Isabella Harumi aqui! Em comemoração ao Dia do Teatro (27 de março), que serve para contemplarmos os nossos grandes artistas e celebramos os talentos nacionais, eu entrevistei o Paulo Souza, de 19 anos. Ele é artista e diretor da companhia de dança-teatro “Farsa”, que fica na cidade de Joinville, Santa Catarina! Bora conhecer um pouquinho mais do trabalho deles?
O começo de tudo
A história da Companhia começou em 2020, durante a pandemia. A Escola Bolshoi fechou, o que levou Paulo à sua cidade natal: Guarulhos/SP, onde estava rolando apenas aulas online. “Foi um período muito ruim. Durante esse tempo eu fiquei desmotivado com a dança e comecei a questionar o que eu gostava. Lembro que pesquisei sobre cinema, me apaixonei por audiovisual e depois isso foi se transformando no teatro!” contou.
No final de 2020, o artista retornou à Joinville e montou um primeiro grupo para colocar em prática algumas ideias que teve durante o isolamento social. Sem muito compromisso, mas com a vontade intrínseca de expor seus sentimentos de alguma forma. “A gente falhou muito, deu super errado. Os ensaios não batiam, as coisas não davam certo e eu congelei essa ideia”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Estreia
No início de 2021 a ideia voltou mais forte e era uma prioridade tornar os roteiros escritos em um espetáculo vivo. “Eu entrei em contato com a Casa da Cultura e falei para eles, na cara e na coragem: ‘Tenho essa proposta. Nunca fiz teatro. É a primeira vez, mas eu quero espaço! Vocês me ajudam?’” relembrou Paulo, que ainda contou que tiveram o apoio de uma professora de música do Bolshoi, que também era coordenadora da Casa da Cultura e aí enfim, conseguiram o espaço!
A primeira peça “Vamos falar de amor, amor?”, um espetáculo de dança-teatro que retrata o amor e seus diversos caminhos, foi estreada em 20 de maio de 2022. Foi um sucesso, e de acordo com o Paulo, maior do que todos esperavam: “Não era nem um teatro, era um auditório com capacidade para 70 pessoas. Tínhamos programado duas sessões e acabamos fazendo mais uma, porque no total apareceram 300. Até o dono da Casa da Cultura ficou chocado com a nossa demanda, porque de início ele não apostou 100%. Ele sempre estava ocupado, mas se precisasse a gente remarcava para semana que vem, para o mês que vem, para o ano que vem! (risos) Fomos muito fiéis à nossa vontade de fazer dar certo.”
Ver essa foto no Instagram
Já na segunda peça, foram 5 passos de uma só vez. Estavam em um teatro com um palco, uma equipe com operadores de luz e som e com uma responsabilidade ainda maior, não só pela evolução técnica, mas também pelos temas que estavam retratando. Sua própria vida sendo a sua maior fonte de inspiração.
“Aminiótico” surgiu de um período conturbado, e Paulo reflete que o espetáculo foi entregue de forma densa, que deixou o público pensativo: “Muita gente não entende as minhas obras, porque eu gosto muito de trabalhar com o que é não é bonito também. Acho que isso tem muita arte. Quando a gente incomoda algo em alguém.” refletiu.
Ver essa foto no Instagram
Sucesso, público e oportunidades são as três palavras que definem o ano de 2023 para a Companhia Farsa! Agora, com maior estrutura, comprometimento e capacitação, as coisas estão fluindo de maneira que aliviam algumas preocupações que estavam em suas mãos. No mês de março, foram convidados pela Prefeitura de Joinville para o evento “Luzes do Farol” que tem como objetivo unir projetos e instituições com grandes empresas, desenvolvendo um encontro com empresários e grandes nomes da cidade.
Para o segundo semestre, podemos esperar espetáculos também pelas telas! O desenvolvimento de um filme, para retornar a paixão de Paulo pelo audiovisual e a uma experiência nova para os intérpretes trabalhando em frente às câmeras. Spoiler Alert: com repertórios mais leves, em torno de romance e comédia!
A espera de grandes respostas resume parte da ansiedade de boas notícias que estão por vir! Siga a Companhia Farsa no Instagram (@companhiafarsa) para acompanhar as novidades e se torne um farsante!
Ver essa foto no Instagram
Conheça os intérpretes:
- Paulo Souza, 19, São Paulo, Ator e Bailarino.
- Ana Clara, 19 anos, Belo Horizonte, Atriz e Bailarina
- Tayssa Sousa, 18, Pará, Atriz e Bailarina.
- Gil Pimentel, 17, Bahia, Ator e Bailarino.
- Maria Schulz, 18, Joinville, Atriz e Designer.
- Victor Jaworski, 18, Curitiba, Ator e Bailarino.