Onde encontrar bons testes vocacionais?

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 01h02 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

 

Descobrir qual é a profissão que mais combina com você é um exercício e requer paciência. 

Fazendo testes na internet, por exemplo, você consegue ter uma noção de profissões e áreas que tem a ver com você baseada em seus gostos e qualidades, mas de forma superficial. Quando as dúvidas sobre “o que fazer quando crescer” parecem um tormento, o indicado é procurar um programa de orientação vocacional.

Estes programas são cursos feitos por psicólogos em clínicas especializadas, institutos e universidades. É possível fazê-los em turma, individualmente e até mesmo online. A duração varia, mas os cursos costumam durar entre 4 e 6 semanas e são realizados em diversas sessões.

A ideia é fazer uma reflexão sobre quem é você, o que você gosta de fazer, o que você espera das profissões e do mercado de trabalho, entre outras dúvidas, através de discussões e atividades variadas.

Existem até programas de orientação vocacional por MSN. No Projeto de Estágio Orientação Profissional da UNESP Assis, estudantes de psicologia propõem atividades online com músicas, filmes, notícias e discussões sobre profissões para quem está precisando de um ajudinha na hora de escolher.

Para encontrar onde fazer orientação vocacional, o site do Guia do Estudante conta com um catálogo de lugares com bons programas em todo o país, além de uma página que responde sobre dúvidas na escolha e alguns testes para você já mapear profissões que podem ser interessantes para você.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade