O que não dizer para alguém que acabou de terminar um namoro
Nestes momentos, uma frase dita da forma errada pode dificultar ainda mais a superação deste momento tão difícil

uando um casal se separa, independente de quanto tempo o relacionamento durou, o sofrimento é inevitável. Existia uma relação única sendo formada entre eles, com expectativas para o futuro e ideias de cumplicidade e amor. Nesses casos, o apoio de amigos é extremamente necessário, mas, mesmo com boa intenção, nem sempre a gente sabe o que dizer e acaba piorando a situação.
Até porque é difícil entender qual conselho ou frase motivacional vai fazer o seu amigo ou a sua amiga deixar de lado o sofrimento e superar o ex. E é nessa hora que frases que deveríamos evitar acabam sendo ditas, podendo até fazer seu amigo se apegar ainda mais na relação que acabou.
Pensando nisso, a CAPRICHO reuniu os seis tipos de frases que mais devem ser evitados nesse momentos para que você consiga dar o suporte para seu amigo ou sua amiga sem deixá-la mais magoada com a situação. Ah, e para te ajudar a animar essa pessoa, confirma algumas dicas do que fazer para encarar essa situação da melhor forma possível.
1. Não tente transformar seu amigo em uma vítima dizendo coisas como “a outra pessoa que destruiu o relacionamento”, “a culpa é toda da outra pessoa”, porque isso pode não ser verdade. Nesse caso, a pessoa que você está aconselhando pode começar a defender o ex, o que não adianta nada no processo de superação.
2. Nessa linha, caso o seu amigo tenha pisado na bola, é importante ser honesto da mesma forma que é necessário dar apoio. Por isso, culpabilizar a pessoa com frases como: “Você deixou de fazer isso e isso pelo relacionamento também, né?”, “se não fosse por você, vocês estariam juntos”.
3. Se for o momento de sofrer, deixe a pessoa sofrer e não menospreze esse sentimento dizendo coisas como “deixe de bobeira, agora já terminou, segue a vida”.
4. “Olhe pelo lado bom” ou “mas nem é tão ruim assim” podem ser frases a serem deixadas de lado. A pessoa acabou de terminar um relacionamento, a última coisa que ela quer é olhar para o lado positivo dessa situação, sabe?
5. Pode não ser a hora de ficar falando para a pessoa “sair de casa e encontrar outra pessoa para se relacionar”, mesmo que não seja de forma séria. Ainda mais quando o término é recente, tentar pressionar a pessoa a ficar com o outro pode surtir o efeito contrário e desencadear mais sofrimento e saudosismo pelo ex.
6. Pensou em aconselhar a pessoa sobre o que ela deveria fazer, pensar ou entender agora que o relacionamento não existe mais? Talvez não seja uma boa ideia. Não é incomum que, após a separação, as pessoas tenham o próprio tempo para assimilar as coisas e criar suas próprias conclusões e, se você tenta fazer isso por ela, pode acabar irritando e afastando a pessoa que precisa de ajuda.