O que faz um perfil ser ‘banido’ das redes sociais?
As plataformas, como Instagram e Facebook, especificam quais conteúdos e condutas podem levar à suspensão de uma conta
s perfis do influenciador Hytalo Santos e o de Kamylinha foram retirados do ar no Instagram, no último sábado (9), após o youtuber Felca, com 4 milhões de seguidores, denunciar uma suposta exploração de menores pelo influenciador. Dias antes, Isabel Veloso pediu por justiça depois da sua conta ser banida da rede social “sem explicação”.
São casos distintos, mas os dois podem gerar uma dúvida em comum: o que faz um perfil ser ‘banido’ das redes sociais? A CAPRICHO vai te responder essa pergunta e explicar os motivos, baseado no que diz a própria Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp.
Primeiro, vale lembrar que toda rede social tem termos de uso, que regem o acesso e uso das plataformas, mas a maioria das pessoas aceitam as regras estipuladas no documento em um clique, sem ler antes. Mas a Meta deixa claro em seu site que se ele determinarem, a critério deles, que o usuário “tenha violado clara, séria ou repetidamente” seus termos ou políticas, podem suspender ou desativar permanentemente o acesso às plataformas deles ou ainda desabilitar ou excluir a conta permanentemente.
“Também podemos desabilitar ou excluir sua conta se você violar recorrentemente os direitos de propriedade intelectual de outra pessoa [como direitos autorais ou marcas registradas] ou quando formos obrigados por motivos legais“, afirma a empresa.
Quais conteúdos NÃO podem ser publicados ou compartilhados nas redes sociais
Segundo a Meta, eles querem que os usuários utilizem suas redes “para se expressar e compartilhar conteúdo que seja importante para elas, mas não às custas da segurança e do bem-estar de outras pessoas ou da integridade da nossa comunidade”. Portanto, segundo os termos estipulados pela empresa, não pode publicar ou compartilhar conteúdos que:
- viole o Termo de Serviço, os Padrões da Comunidade ou outros termos e políticas aplicáveis ao seu uso dos nossos produtos;
- seja ilegal, enganoso, discriminatório ou fraudulento (ou que ajude alguém a usar nossos Produtos dessa maneira);
- não seja de sua propriedade ou que não tenha os direitos necessários para ser compartilhado;
- possa infringir ou violar os direitos de outra pessoa, incluindo seus direitos de propriedade intelectual, como direitos autorais ou marcas registradas, ou a distribuição ou venda de mercadorias falsificadas ou pirateadas, a não ser que uma exceção ou limitação seja aplicável de acordo com a lei.
Nesses casos citados acima, a plataforma pode remover ou restringir o acesso ao conteúdo. Ao remover, a empresa se compromete a avisar o usuário e explicar as opções para solicitar outra análise. Mas se a violação das regras acontecer de forma grave, também há a possibilidade de suspender ou desabilitar a conta.
Mais motivos para suspensão ou encerramento da sua conta nas redes sociais
Além da publicação de conteúdos inadequados, a Meta afirma que pode desabilitar ou excluir uma conta em algumas situações específicas, como:
- caso ela não seja confirmada após o cadastro;
- caso não seja utilizada e permaneça inativa por um período prolongado;
- caso detectemos que alguém pode a ter usado sem sua permissão e não seja possível confirmar a propriedade de sua conta.
Nesses casos, os usuários também são avisados e terão a chance de solicitar uma análise para recorrer à decisão da empresa.
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Livia lança coleção com Renner inspirada em seu próprio guarda-roupa
Resumo de ‘Dona de Mim’: Capítulo de sábado (25/10/2025)
4 maquiagens de Halloween que são a própria fantasia
Datas dos signos do Zodíaco e as características de cada um
Park Bom revela que foi pressionada pela YG a mudar o rosto