O que é ‘volcel’, celibato voluntário adotado por Rosalía

Termo é a junção das palavras celibato voluntário em inglês, e representa pessoas que se abdicam de relações sexuais por opção

Por Mavi Faria Atualizado em 3 dez 2025, 16h10 - Publicado em 3 dez 2025, 15h53
S

exo influencia no processo artístico de fazer música? Para Rosalía, parece que sim. Acumular energia sexual, no caso da cantora, é sinônimo de maior contato e inspiração para sua arte, o que vem sendo alcançado com a escolha de ser ‘volcel’.

O recém lançamento do álbum Lux já mostrou uma versão de Rosalía ainda mais conectada com a espiritualidade e a religiosidade, com influência de instrumentos clássicos e tons líricos nas músicas. Mas, foi durante uma entrevista para o podcast Radio Noia, da Radio Primavera Sound, que a cantora comentou pela primeira vez sobre sua decisão de se afastar de relações sexuais e de como vem lidando com romance. 

Na ocasião, após a apresentadora questionar quem é a paixão platônica de Rosalía, a cantora foi direta ao afirmar que “não dou mais espaço a paixões platônicas, essa fantasia, essa ilusão que não leva a lugar nenhum. Acabou”. Ela continua afirmando seu status de relacionamento e de vida sexual. “Eu, neste momento, estou solteira, volcel”.

Continua após a publicidade

O termo ‘volcel’ é a junção de duas palavras em inglês: voluntary celibate, ou seja, celibato voluntário. Ele designa pessoas que escolhem, por livre e espontânea vontade, parar de ter relações sexuais, o oposto de ‘incel’, termo que representa aqueles que não possuem relações sexuais por falta de oportunidade, em outras palavras, estão em celibato involuntário, já que não é a vontade deles.

Em agosto deste ano, Rosalía já havia relatado à Elle norte-americana que, a inspiração para produzir música, para ela, precisa vir de um lugar de pureza. “A força motriz que te leva a continuar fazendo música precisa vir de um lugar de pureza. Motivações como dinheiro, prazer, poder… não me parecem férteis. Nada que realmente me interesse sairá daí”.

A partir desse raciocínio, é natural entender porque, em um momento tão conectada com a música e com a espiritualidade, Rosalía decida seguir com o celibato voluntário. E não é só ela, sabia? Os jovens, em especial os da geração Z, parecem estar cada vez menos adeptos ao sexo e adiando a primeira vez.

Continua após a publicidade

Uma pesquisa de 2024 do Instituto Karolinska, na Suécia, em parceria com a Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que 31% dos homens e 19% das mulheres entre 18 a 24 anos não tiveram relações nos 12 meses anteriores. Ou seja, um em cada três não praticaram sexo em um período de um ano.

Outro relatório do Instituto Kinsey, também da Universidade de Indiana, mostrou que, de 1.500 adultos, 16,5% das mulheres se classificaram como não sexualmente ativas e como ‘solteiras por opção’. Já entre os entrevistados homens, o número caiu para 9% para os que adotam o celibato voluntário.

Nesta outra matéria, a psicóloga especialista em sexualidade humana, Michelle Sampaio, explica que as muitas fontes de prazer para a juventude podem ser uma das razões para a falta de interesse no sexo. “Muitos jovens têm a agenda cheia, com viagens, estudos, diversão com os amigos e essas coisas divertidas também dão vazão para o libido”.

Continua após a publicidade

A psicóloga ressalta também que as meninas, que antes eram praticamente proibidas de pensar em prazer, agora estão se sentindo mais livre para explorar seus corpos e se masturbarem. Tudo isso, inclusive, minimiza o peso que os mais novos, principalmente garotas, tinham em relação a perder a virgindade. “Eu percebo esses jovens mais apropriados da escolha desse momento de ter a primeira vez”.

E você, já tinha ouvido falar em ‘volcel’? 

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade