O que é o movimento ‘Legendários’ que está dando o que falar nas redes

Eliezer, Neymar pai, Thiago Nigro, Gustavo Tubarão são alguns dos famosos adeptos a esse grupo exclusivo para homens cristãos

Por Juliana Morales 10 abr 2025, 15h00
V

ocê deve ter se deparado com alguma publicação falando de um tal de Legendários nos últimos dias. Algumas pessoas acharam que o programa antigo de TV apresentado por Marcos Mion, na Record, com este título tinha sido lembrado por algum motivo nas redes. Mas, na verdade, esse é o nome de um retiro cristão para homens que está fazendo sucesso entre ricos e famosos.

O termo viralizou mesmo após Viih Tube publicar uma foto com seu marido, Eliezer, que participou da experiência recentemente. No post, ela exalta o Legendários, afirmando que “não é só sobre homens”, mas, sim, um movimento que transforma famílias. “As esposas unidas daqui orando por eles e eles lá por nós de Deus no controle de tudo”, escreveu a influenciadora.

Além de Eliezer, outros nomes conhecidos pelo público também já fizeram parte do movimento, entre eles: Neymar pai, Thiago Nigro, Gustavo Tubarão e Pablo Marçal.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Viih Tube (@viihtube)

Mas afinal, o que é o Legendários?

O Legendários é um movimento masculino cristão que nasceu na Guatemala em 2015 e que já se expandiu para mais 12 países, incluindo Brasil, onde chegou em 2017, e hoje acumula o segundo maior público do mundo, ficando atrás apenas da pioneira Guatemala. Argentina, Estados Unidos, México e Peru também estão na lista. Ao todo, são 70 cidades no mundo que recebem a experiência. 

De acordo com o site oficial do movimento, trata-se de “um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”. “Devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários, é de que somos homens inquebrantáveis ​​diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”, defendem. 

Continua após a publicidade

A maior parte dos eventos organizados pelo movimento são formados por pregações religiosas e atividades físicas intensas, como trilhas em montanhas. O que chama atenção são os valores para participar de algumas experiências que ultrapassam os R$ 80 mil. 

Nas redes sociais, muitos usuários refutaram as ideias pregadas pelo movimento, apontando que ele colabora com a manutenção do patriarcado. “Legendários é para homem que não tem coragem de enfrentar os próprios problemas na terapia e acha que vai resolver com militarismo”, opinou uma jovem no X (antigo Twitter). 

“Acho válido ir ao encontro de Deus por diversas formas (peregrinação, jejum etc.), mas não acredito que você tenha que pagar um valor alto para compreender a palavra e ter uma mudança profunda em 72h. Esse movimento ‘Legendários’ parece uma pirâmide, coach, gourmetização da palavra de Deus”, escreveu outra. 

E aí, qual é a sua opinião?

Publicidade