O que é ‘chroming’, trend perigosa do TikTok em alta entre nossa galera

A trend de inalar vapores tóxicos de itens domésticos tem efeitos colaterais muito graves para os jovens

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h17 - Publicado em 1 out 2024, 20h17
U

ma prática muito perigosa se tornou trend no TikTok e tem colocado a saúde (e até vida) da nossa galera em risco. Chamada de ‘chroming’, a ideia consiste em inalar vapores tóxicos de itens domésticos de fácil acesso.

Os objetos usados por muitos jovens para a inalação são dos mais variados, como esmaltes de unhas, canetas, sprays de limpeza e as  tintas metálicas, que deixam um resíduo cromado no rosto dos jovens ao inalar o produto borrifado em um pano – foi por isso que a trend recebeu esse nome em inglês, que significa justamente “cromado”.

Segundo a Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental (SAMHSA) dos Estados Unidos, nos últimos anos, o número de adolescentes americanos de 12 a 17 anos que usam inalantes estão crescendo novamente e chegou a pelo menos 564.000 no ano passado.

Em entrevista à CNN americana, o professor de medicina de emergência e chefe da divisão de toxicologia médica da Universidade de Pittsburgh Anthony Pizon enfatizou que as taxas de ansiedade, depressão e outros problemas de humor têm aumentado entre a nossa galera, que, muitas vezes, buscam apenas relaxar ou se automedicar.

O American Addiction Centers alertou o público sobre os perigos em inalar misturas altamente concentradas, que envolve sintomas como tonturas, vômitos, insuficiência cardíaca e danos cerebrais. A longo prazo, a inalação dessas substâncias tóxicas podem levar à perda de memória, menor QI, incapacidade de concentração e julgamento prejudicado.

Continua após a publicidade

No ano passado, uma jovem australiana de 13 anos morreu após inalar gás contido em uma lata aerossol de desodorante e sofrer uma parada cardíaca.

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade