Novo regulamento escolar autoriza revista e perda de nota por rebeldia

"Tais medidas buscam a manutenção de uma cultura de paz nas escolas e um ambiente saudável", explica Secretaria de Educação do Distrito Federal

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 02h07 - Publicado em 2 Maio 2019, 12h09

Na manhã desta quinta-feira, 2, foi noticiado que a Secretaria de Educação do Distrito Federal fez algumas alterações no regimento educacional que deve ser seguido pelas escolas públicas da unidade federativa. Uma delas é que, agora, o colégio está autorizado a diminuir a nota dos alunos que cometerem infrações e forem indisciplinados, mesmo que esses se saiam bem nas avaliações. Uma suspensão de dois ou três dias pode somar-se à perda de um ponto no boletim na matéria em que ocorreu o problema, que será analisado pelo corpo docente. Expulsões de sala de aula por rebeldia também acarretarão 0.25 a menos na nota final.

Getty Images/Getty Images

Outra medida bastante polêmica, que está dando o que falar, é a que autoriza professores e diretores a revistar os estudantes caso achem necessário. Inclusive, se houver indícios de irregularidades e os funcionários quiserem contar com um apoio policial, isso será possível. “Tais medidas buscam a manutenção de uma cultura de paz nas escolas e um ambiente saudável, livre de ameaças à integridade física dos membros da comunidade escolar”, informa a Secretaria.

O regimento já modificado foi enviado para todas as 678 escolas públicas do Distrito Federal. Ele contém 25 páginas e ainda veta completamente a entrada de alunos sem uniforme nas instituições. Maior rigidez no controle de faltas também foi solicitada: “O atraso injustificado do estudante por três vezes no ano letivo acarretará a aplicação de suspensão”.

Especula-se que tais alterações visem uma melhora no sistema estadual de ensino e o aumento da segurança dos alunos, vide relatos de tiroteios em massa em escolas do mundo todo.

Publicidade