No Dia da Mulher, Bruna Vieira defende a união e poder das garotas

A dona do Depois Dos Quinze abre seu coração e pede para as meninas pararem de competir entre si

Por Bruna Vieira Foto: Divulgação Atualizado em 1 nov 2024, 13h42 - Publicado em 8 mar 2016, 11h20

A gente cresce acreditando num monte de bobagens. E o pior, aprende a reproduzir boa parte delas. Uma vez me disseram, por exemplo, que quando o menino é implicante sem motivo algum significa que na verdade ele gosta de você. Parecia uma boa ideia acreditar nisso há dez anos porque eu era apaixonada pelo garoto da minha sala que praticava bullying comigo e eu passei anos acreditando que aquilo era sinal de alguma coisa. Não era. Ele simplesmente era babaca e infantil como boa parte dos garotos naquela época.

Outra coisa que me incomodava era saber que os rapazes podiam usar bermuda qualquer dia da semana e as meninas apenas na educação física. Se todos temos duas pernas e vivemos no mesmo planeta (cada vez mais quente!), por que o tratamento era diferente? Na época eu apenas seguia as regras do colégio sem entender direito o que estava acontecendo, mas agora isso realmente irrita. O motivo? Fica pior. Hoje quando ando na rua usando vestido ou short tenho a sensação de que os caras simplesmente não sabem lidar com uma mulher caminhando na rua. Já perdi as contas das vezes que fui assediada e senti vontade de chorar ou gritar.

Então o jeito é proibir as meninas? É usar só roupa bem larga quando for andar na rua? Nunca. A culpa não é da vítima. Eu não tenho que ter vergonha de usar a roupa que eu comprei porque uns caras não conseguem simplesmente me respeitar. Somos mais que isso.

Sinceramente eu achava que a parte difícil de ser mulher era sobreviver à adolescência, mas a real é que provavelmente todas nós teremos histórias de machismo velado desde a infância pra contar. Fico feliz em saber que ao menos agora temos voz e espaço pra falar sobre isso. Queria ter crescido nessa época. Espero de coração que vocês aproveitem isso pra se tornarem mulheres cada vez mais fortes e unidas. A vida não é como naquela temporada de Gossip Girl onde as garotas vivem competindo entre si. Precisamos parar de acreditar nisso.

Bruna Vieira é dona do Depois Dos Quinze e dos nossos corações. <3

Publicidade