Nem Belly nem você deveria desistir dos sonhos por um namoro

Decisão da personagem de 'O Verão Que Mudou a Minha Vida' reflete a realidade de muitas garotas na vida real e deve ser questionada

Por Juliana Morales 6 ago 2025, 16h32
B

elly foi selecionada para o seu tão sonhado intercâmbio em Paris, na França. Ela está diante da chance de conhecer uma nova cultura, se desenvolver profissionalmente e viver experiências incríveis. Acontece que a garota já se mostrou disposta a deixar a oportunidade de lado para não ficar longe do noivo, Jeremiah, mesmo após uma “suposta” traição.

Independente de qual será o desfecho da personagem em ‘O Verão Que Mudou a Minha Vida’, esse tipo de escolha, em que relacionamento se sobrepõe aos sonhos e carreira, perpassa a vida de muitas mulheres na vida real. É o que mostra o estudo “Sonhe Como Uma Garota: uma análise intergeracional dos desejos femininos“, idealizado pela produtora cultural Camila Alves e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em parceria com o Instituto Think Olga.

De acordo com o levantamento, todas as mulheres entrevistadas sonhavam em viajar para conhecer o mundo quando crianças. O desejo se manteve ao longo da juventude para 51% das mulheres entre 30 e 49 anos, e para 45% daquelas com mais de 50 anos. O desejo ainda é atual para 67% das mulheres entre 18 e 29 anos e para 59% das participantes das demais faixas etárias. No entanto, a pesquisa mostra que 46% das brasileiras já desistiram de algum sonho por conta da discriminação, em especial o machismo e a desigualdade social. 

E, como já discutimos aqui na CAPRICHO, uma construção social muito antiga colocou o amor romântico no centro da vida da mulher, fazendo-as acreditar que o casamento, os filhos e a casa deveriam ter um espaço muito maior (e mais importante) na vida. Ainda que essa ideia não tenha sido dissipada, e mulheres enfrentam uma série de desafios, 88% delas acreditam que puderam sonhar mais alto do que suas mães e avós – muito graças às mudanças sociais e do movimento feminista.

Continua após a publicidade

É diante desse avanço que muitas garotas se indignaram com a situação retratada na série e expuseram a revolta em ver mulheres abrindo mão dos sonhos por causa de um relacionamento.

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade