Mulheres recebem mais destaque na Flip 2016
A proporção feminina dentre os convidados este ano é de 44%.
Ontem foi anunciada a programação da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano, que acontecerá do dia 29 de junho ao dia 3 de julho. O evento conta com a participação de escritores brasileiros e estrangeiros, que se reúnem em conversas sobre diversos temas que vão de arte até ciência. Durante os dias, são organizadas várias mesas e conferências.
O que chamou atenção na edição de 2016 da Flip foi o aumento da presença feminina. A homenagem será à poeta Ana Cristina César, conhecida por sua poesia marginal brasileira nos anos 70. Já entre os convidados, um nome de peso marcará presença no evento: a jornalista e escritora bielorussa Svetlana Aleksiévitch, que foi a primeira a ganhar um Prêmio Nobel da Literatura em seu país no ano passado.
Poetas que marcaram gerações como Heloisa Buarque de Hollanda, Maria Esther Maciel e Annita Costa Malufe também farão parte do evento. Na área da ciência, é importante destacar a presença da neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Outras escritoras importantes como Ângela Lago e Vilma Arêas se juntarão ao coro feminino da Flip 2016.
Paulo Werneck, editor e jornalista, contou ao El País que esse aumento da participação feminina é consequência do compromisso que a organização do evento assumiu de melhorar esse índice. “Não é de hoje que prestamos atenção a esse debate. Queremos entender essa realidade, que vem desde o mercado, e contribuir para modificá-la“, disse.
Dentre os convidados masculinos, o norueguês Karl Ove Knausgård, o americano Benjamin Moser, o escocês Irvine Welsh e o mexicano Álvaro Enrigue fazem parte dos escritores que virão ao Brasil para o evento. Por aqui, Caco Barcellos e Lázaro Ramos estão entre os confirmados.
A Flip acontece anualmente em Paraty e reúne autores de várias partes do mundo.