Continua após publicidade

Ministro ‘torce’ para que mulheres peguem Zika antes da idade fértil? Tá errado, Excelência!

Tá MUITO errado.

Por Da Redação Atualizado em 28 jul 2016, 17h39 - Publicado em 16 jan 2016, 10h23

Nesta semana, mais precisamente no dia 13, que caiu em uma quarta-feira, mas que poderia, tranquilamente, ter caído em uma sexta – dado episódio ocorrido -, Marcelo Castro, Ministro da Saúde, fez uma “brincadeirinha” durante uma conversa com jornalistas à respeito do desenvolvimento de uma possível vacina contra o Zika vírus, que vem sido relacionado com os muitos casos suspeitos de microcefalia em bebês registrados no Brasil.

O ministro explicou que a vacina, uma vez desenvolvida, seria fornecida inicialmente para aquela parcela da população que é considerada mais suscetível ao vírus. “Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Nós vamos dar para as pessoas em período fértil. E vamos torcer para que as pessoas antes de entrar no período fértil peguem a Zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina “, disse Castro, entre risinhos.

A declaração é tão bizarra que muita gente se negou a acreditar. As reações na internet foram muitas, a maioria desacreditando da veracidade do fato. Outros, em contrapartida, defendem que o comentário foi apenas um ato falho do psiquiatra.

O “X” da questão é que nenhuma pessoa deve desejar que outra, seja ela homem ou mulher, pegue um vírus, cuja vacina para ele ainda está em fase de desenvolvimento, para que os gastos com vacinação sejam menores. “Com saúde, não se brinca”, é o que muitos diriam. O ministro, por ser um representante público no poder, deveria, então, pensar dez vezes antes de fazer tal “brincadeira”. A declaração de Marcelo Castro não foi apenas uma infeliz piada de mau gosto envolvendo as mulheres, mas uma piadinha sem graça envolvendo a saúde pública, que, por sinal, está diretamente ligada a ele.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas ainda relembraram uma antiga declaração que Castro fez durante eleições para o Governo do Piauí, em 2014. Na época, o então deputado deu a entender que preferia que o Estado fosse governado por alguém que usasse saia, do que por Wellington Dias – atual governador do Piauí -, dando a entender que até uma mulher governaria melhor, como se o fato de ela ser do sexo feminino tirasse ou diminuísse essa capacidade dela . O pedido de desculpas veio logo em seguida.

Vale destacar que cada instituto trabalhará e investirá em próprias estratégias para o desenvolvimento de uma vacina contra o Zika, pois, dessa maneira, o processo é agilizado e se torna mais eficaz. Vale também ressaltar que, apesar dos pesares, comentários desejando a morte do ministro por sua declaração infeliz talvez não seja o caminho.

Estamos, mais do que nunca, juntas! 😉

Publicidade