Meteoro explode na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai; veja! | Capricho

Meteoro explode na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai; veja!

Sabia que 2020 foi o ano com maior queda de meteoros de magnitude elevada no Brasil?

Por Isabella Otto Atualizado em 23 nov 2020, 10h40 - Publicado em 23 nov 2020, 10h39
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira, 23, um meteoro de magnitude -7, considerada elevada, explodiu na região Sul do Brasil, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A explosão foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, a 426,9 km de distância do local onde o fenômeno aconteceu.

Print das imagens capturadas pelo observatório, do momento da explosão do meteoro Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação

O meteoro entrou na atmosfera terrestre a 103 km de altitude e explodiu a 94,4 km, conforme explica Carlos Fernando Jung, professor-diretor da Região Sul da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros). A duração do acontecimento foi rápida, como sempre: 1,05 segundo.

Em entrevista ao G1, Jung disse que 2020 foi o ano em que ocorreu o maior número de meteoros de magnitude elevada no país, em comparação a 2016, quando iniciou seu trabalho na Bramon Sul.

Confira o momento da explosão:

No Twitter, algumas pessoas que presenciaram o fenômeno comentaram a experiência:

Recentemente, no dia 1º de outubro, outro meteoro já havia caído no Rio Grande do Sul. Ele tinha cerca de 1,74 m de altura e pesava 9,4 toneladas.

Continua após a publicidade
Publicidade