Mercúrio entra em movimento retrógrado pela 1ª vez em 2019 nesta terça

Chega daquelas lendas astrológicas que dizem que Mercúrio retrógrado é o pior momento de todos! Saiba como esse período vai realmente afetar seu signo.

Por Isabella Otto 5 mar 2019, 10h00

É só ouvir a expressão “Mercúrio retrógrado” para você se arrepiar todinha? Calma, porque pode apostar que a maioria das coisas que você escuta por aí sobre o acontecimento astrológico é mais lenda urbana que outra coisa. Mas por que razão, causa, motivo e circunstância estamos dizendo isso agora? Porque nesta terça-feira, 5, ocorre o primeiro Mercúrio retrógrado do ano. Viva!!!

BSIP/Getty Images

Pra começo de conversa, é preciso entender de onde surgiu essa expressão. Astronomicamente falando, existe um momento no céu em que o planeta Mercúrio, que fica próximo à Terra, parece alterar sua órbita, dando a impressão de que está andando de ré. Tudo não passa de ilusão de ótica. Na verdade, os planetas sempre se movem de oeste para leste, e é a nossa perspectiva de visão da Terra que pode alterar nossa percepção. Mas, antigamente, esse “moonwalk” de Mercúrio realmente assustava os mais supersticiosos, que diziam que o momento não era auspicioso e que a vida podia andar para trás. Ou seja, se tornar retrógrada. É daí que vem uma das expressão mais conhecidas da astrologia!

Mas então fomos enganadas a vida toda? Não é bem assim. Na astrologia, sempre temos algum planeta que está retrógrado no céu. Isso não é motivo de pânico, caso contrário, nunca viveríamos em paz. Mercúrio, conhecido como “mensageiro dos deuses”, é um planeta que está diretamente ligado ao nosso instinto. Ele é o astro do equilíbrio e da racionalidade. É um planeta muito importante e, por isso, é tratado com mais atenção quando está em movimento retrógrado, pois afeta diretamente nossa capacidade de discernimento.

Durante o Mercúrio retrógrado, não é aconselhado fechar acordos, assinar contratos, fazer grandes compras ou tomar qualquer atitude importante que dependa exclusivamente do combo “pensar + agir”. É um período excelente para você refletir sobre decisões que precisam ser tomadas e deixar a impulsividade de lado.

Por ser o “mensageiro dos deuses”, Mercúrio também rege o transporte. É por isso que também não é aconselhado comprar passagens aéreas, fazer depósitos no correiro ou realizar grandes viagens durante o período. Às vezes, não tem jeito. Mas, se puder evitar, pode ser uma boa ideia.

O primeiro Mercúrio retrógrado do ano começa no dia 5 e termina no dia 28. Ele, como de costume, vai afetar todos os signos do zodíaco, mas Leão e Escorpião sentirão mais suas vidas serem puxadas para trás. Em compensação, Capricórnio e Aquário vão sentir menos os efeitos dessa movimentação no céu. Vamos ficar mais introspectivas e com vontade de ficar em casa. Não à toa, o início de Mercúrio retrógrado coincide com o último dia do feriado de Carnaval.

Fica de boa, viu? Essa fase sempre mexe diretamente com nosso intelectual. É difícil exigir muito da mente ao mesmo tempo em que queremos pensar em tudo. Respira, não pira e feliz primeiro Mercúrio retrógrado do ano! Sério, ele não é nenhum bicho de sete cabeças e podemos aprender muito durante esse período. 😉

Continua após a publicidade

Publicidade