Continua após publicidade
Continua após publicidade

Medo de avião? Cientistas dizem que turbulências só devem piorar

'Senhoras e Senhores, permaneçam sentados e com os seus cintos afivelados, estamos atravessando uma área de instabilidade.'

Por Marcela Bonafé Atualizado em 11 abr 2017, 14h51 - Publicado em 11 abr 2017, 11h56

Até quem não tem medo de andar de avião sente um friozinho na barriga quando enfrenta uma turbulência. Assim que o piloto avisa para a tripulação apertar os cintos, já sobe aquela tremedeira toda e você pensa que aqueles podem ser seus últimos segundos de vida – mesmo ouvindo toda aquela velha história de que turbulência não derruba avião. Como evitar?!

Publicidade

Se você já não gostava de voar, sentimos informar que as notícias não são boas: pesquisadores da Universidade de Reading resolveram ~finalmente~ estudar quais serão os impactos das mudanças climáticas nas turbulências. “Serão” e não “seriam” porque essas mudanças já são um fato comprovado, uma triste realidade. A conclusão foi de que as coisas tendem a piorar bastante!

Publicidade

Os especialistas fizeram várias relações entre os dois fatores e descobriram que as turbulências leves devem aumentar em 59% no futuro, enquanto o esperado é que as moderadas cresçam em 94%. As moderadas-para-severas, em 127%, e as severas, prepara o coração, em 149%!!! Isso tudo, é claro, se as mudanças climáticas continuarem do jeito que estão.

Publicidade

Os estudos foram feitos com base no corredor de voo do Atlântico Norte, que é por onde passam aviões que viajam entre Europa e Estados Unidos. O pior é que, do jeito que as coisas no planeta estão caminhando, os pesquisadores acreditam que esse aumento das turbulências role ainda neste século.

Continua após a publicidade

Publicidade

Não se sabe exatamente nos arredores do Brasil qual será a diferença, mas uma coisa é fato: mudanças climáticas alteram a intensidade dos ventos. Sendo assim, a ocorrência das indesejadas turbulências devem aumentar não apenas no Atlântico Norte, mas no mundo todo.

Embora saibamos que na hora em que o avião está balançando as pessoas nem pensem direito, vale lembrar que turbulência não derruba avião, principalmente com a evolução na construção das aeronaves nos últimos anos. Isso só aconteceria por causa de algum dano ou mal funcionamento na aeronave ou, ainda, erro humano.

Publicidade
Apesar de ser assim que a gente se sente, não acontece isso, não, ok?! Reprodução/Tumblr

O máximo que pode rolar é, principalmente no caso das turbulências severas, você acabar se machucando com todo o movimento. De qualquer forma, situações graves são raríssimas e aviões continuam sendo o meio de transporte mais seguro para viagens. 

Aliás, uma turbulênciazinha pode mudar sua vida amorosa para sempre. Fica uma dica de leitura divertida que prova isso: Os Segredos de Emma Corrigan, da Sophie Kinsella. (risos) Então, vem cá, amigos que têm medo de voar. Vai ficar tudo bem – no voo, pelo menos, porque no planeta…

Publicidade

 

+ Leia também: 8 frases que quem tem medo de avião já cansou de ouvir

Publicidade

Publicidade