Medo de avião? Cientistas dizem que turbulências só devem piorar

'Senhoras e Senhores, permaneçam sentados e com os seus cintos afivelados, estamos atravessando uma área de instabilidade.'

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 11 abr 2017, 14h51 - Publicado em 11 abr 2017, 11h56

Até quem não tem medo de andar de avião sente um friozinho na barriga quando enfrenta uma turbulência. Assim que o piloto avisa para a tripulação apertar os cintos, já sobe aquela tremedeira toda e você pensa que aqueles podem ser seus últimos segundos de vida – mesmo ouvindo toda aquela velha história de que turbulência não derruba avião. Como evitar?!

Se você já não gostava de voar, sentimos informar que as notícias não são boas: pesquisadores da Universidade de Reading resolveram ~finalmente~ estudar quais serão os impactos das mudanças climáticas nas turbulências. “Serão” e não “seriam” porque essas mudanças já são um fato comprovado, uma triste realidade. A conclusão foi de que as coisas tendem a piorar bastante!

Os especialistas fizeram várias relações entre os dois fatores e descobriram que as turbulências leves devem aumentar em 59% no futuro, enquanto o esperado é que as moderadas cresçam em 94%. As moderadas-para-severas, em 127%, e as severas, prepara o coração, em 149%!!! Isso tudo, é claro, se as mudanças climáticas continuarem do jeito que estão.

Continua após a publicidade

Os estudos foram feitos com base no corredor de voo do Atlântico Norte, que é por onde passam aviões que viajam entre Europa e Estados Unidos. O pior é que, do jeito que as coisas no planeta estão caminhando, os pesquisadores acreditam que esse aumento das turbulências role ainda neste século.

Não se sabe exatamente nos arredores do Brasil qual será a diferença, mas uma coisa é fato: mudanças climáticas alteram a intensidade dos ventos. Sendo assim, a ocorrência das indesejadas turbulências devem aumentar não apenas no Atlântico Norte, mas no mundo todo.

Embora saibamos que na hora em que o avião está balançando as pessoas nem pensem direito, vale lembrar que turbulência não derruba avião, principalmente com a evolução na construção das aeronaves nos últimos anos. Isso só aconteceria por causa de algum dano ou mal funcionamento na aeronave ou, ainda, erro humano.

Continua após a publicidade
Apesar de ser assim que a gente se sente, não acontece isso, não, ok?! Reprodução/Tumblr

O máximo que pode rolar é, principalmente no caso das turbulências severas, você acabar se machucando com todo o movimento. De qualquer forma, situações graves são raríssimas e aviões continuam sendo o meio de transporte mais seguro para viagens. 

Aliás, uma turbulênciazinha pode mudar sua vida amorosa para sempre. Fica uma dica de leitura divertida que prova isso: Os Segredos de Emma Corrigan, da Sophie Kinsella. (risos) Então, vem cá, amigos que têm medo de voar. Vai ficar tudo bem – no voo, pelo menos, porque no planeta…

 

+ Leia também: 8 frases que quem tem medo de avião já cansou de ouvir

Publicidade