‘Me sinto feia, me sinto gorda’: quatro conselhos para uma leitora que pediu ajuda
'As minhas amigas são todas magrinhas, bonitas e eu sou assim, desse jeito, horrível.'
A CAPRICHO recebe muitas mensagens de garotas que estão tendo algum problema com a família, a escola, os amigos… Com elas mesmas! Recentemente, recebemos o desabafo da S.E., de 13 anos. Olha só o que ela nos mandou:
“Sinto que preciso de ajuda. Eu morro de vergonha de usar roupas que deixam as pernas de fora. Eu peso 80 Kg, tenho celulites e odeio o meu corpo. Eu faço dieta com acompanhamento médico, me exercito, mas não consigo perder peso. As minhas amigas são todas magrinhas, bonitas e eu sou assim, desse jeito, horrível. Eu não se sinto bonita, por mais que as pessoas digam que eu sou linda. Eu quero ser magra, quero me livrar das celulites, quero poder usar short e me sentir bonita pelo menos uma vez na vida. Eu não consigo me convencer de que sou alguém que valha a pena. Para comprar roupas, é um sacrifício. Mas isso é o de menos. Me sinto triste diariamente. Me sinto feia, me sinto gorda, morro de vontade de mudar de escola, para tentar recomeçar, mas meus pais não me entendem.”
Nós acreditamos que um conselho de amiga vale mais do que qualquer outra coisa no mundo! Compartilhar experiências também é algo importantíssimo. Por isso, conversamos com outras quatro leitoras da CH e pedimos para que elas dessem um conselho para a S.E.. Afinal, juntas nós somos mais fortes!
Já passei por isso e sei como é difícil. Na época, me sentia inferior a qualquer outra pessoa, eu achava todas as minhas amigas melhores e mais bonitas. Porém, c om o tempo, me dei conta de que ser diferente não é algo ruim e, sim, algo de que se orgulhar, pois são essas diferenças que te fazem se sobressair. E isso é algo positivo! Acabei aprendendo que a única beleza que importa é a interior – isso soa muito clichê, mas é a verdade. Foque nas suas qualidades, tenho certeza que são muitas. Se realmente é importante para você mudar, trabalhe nessa mudança, mas, antes de tudo, confie em você mesma. Autoconfiança é tudo!
Gabrielle Cavalcanti, 16 anos, Recife (PE)
Espero que depois desta matéria você se sinta melhor. A beleza que realmente importa é a que você tem aí dentro. Essa, sim, você deve cultivar e cuidar antes de qualquer outra coisa. Quando você ficar de bem com você mesma, tudo a sua volta vai mudar, sabia? Antes de tudo, se aceite. Você é a obra prima de Deus. Olha só que maravilha! Sobre as roupas que você tem vontade de usar: use! Tenho certeza de que você ficará linda nelas! Não dê importância às celulites, é algo natural de toda mulher. E, por último, a melhor saída para resolver qualquer problema com nossos pais é uma boa conversa. Diga tudo o que você sente, e de forma sincera. Eles irão te entender. E olha, sempre que se olhar no espelho, lembre-se de que Deus te ama assim, do jeitinho que você é, sem tirar e nem pôr!
Stéfany Prado, 16 anos, Unaí (MG)
Não te conheço, mas tenho certeza de que você é incrível e, pelo visto, todos ao seu redor também pensam assim. Agora só falta a pessoa mais importante acreditar nisso: você mesma! Sabe, não é necessário seguir um ‘padrão de beleza’ para ser linda. Você pode ser gorda E linda, pois essas coisas não são opostas. Apesar de o nosso mundo doido dizer o contrário, acredite nisso. O nosso corpo é a nossa casa e precisamos ser a primeira pessoa a amá-lo e aceitá-lo como ele é. Se olhe no espelho, foque no que você mais gosta e aposte nisso. Aos poucos, troque a calça pela bermuda, a bermuda pelo short e logo você estará de biquíni. Isso aconteceu comigo também e aprendi que ter autoestima é um exercício diário.
Vitória Kanaan, 17 anos, São Paulo (SP)
Gostaria de te contar que quando eu tinha 12 anos, eu me sentia a pessoa mais feia e gorda do mundo. Tinha muitas crises de insegurança e chorava quando ia comprar roupas novas. Me identifiquei totalmente com você. Tudo o que eu passei nessa época foi muito doloroso: eu queria ser magra como minhas amigas e queria ser desejada pelos garotos. Então, o que eu tenho para te falar é que, acredite, é só uma fase . Você está descobrindo o seu corpo e o seu lugar no mundo e, o mais importante, você não está sozinha! Pare de pensar em coisas ruins, pois isso só vai te chatear cada vez mais. Se quiser emagrecer, que seja por saúde, nunca por aparência. Você é linda e, não importa o que dizem, sempre será. Aceite-se e a vida fará mais sentido.
Débora Fontis, 16 anos, São Gonçalo (RJ)
Agora é a sua vez! Vamos compartilhar amor nos comentários e fazer com que a S.E. se sinta do jeitinho que ela deve se sentir: especial. #MaisAmorCH