Jogadores de LoL reclamam de nova personagem ‘feia e nada sexy’

Designer da campeã respondeu as agressões virtualmente.

Por Isabella Otto Atualizado em 4 jul 2017, 12h29 - Publicado em 18 Maio 2016, 14h04

Na última terça-feira, 17, o canal de League of Legends no YouTube divulgou o teaser da Taliyah, futura campeã do jogo. A personagem tem cabelo curtinho, sobrancelhas grossas e um corpo considerado normal (nada de peitões explodindo em roupas justíssimas). Tais características chamaram a atenção de alguns jogadores. Cadê as curvas hipersexualizadas que estamos acostumadas a ver em personagens femininas nos games?

“É difícil ser diferente”, diz a descrição da personagem no site oficial da franquia de sucesso. A diferença, no caso, é o fato de ela ter poderes de rachar a terra ao meio, mas alguns jogadores parecem ter se incomodado com outras “diferenças”. Comentários como “ela é muito feia”, “parece um menino” e “precisamos de garotas mais gatas” apareceram no vídeo (e muitos tiveram uma quantidade assustadoras de curtidas).

Incomodado com a situação, Daniel Klein, também conhecido como ZenonTheStoic, designer da Taliyah, respondeu as agressões feitas por alguns gamers do sexo masculino. “League of Legends tem um recorde em objetificar personagens mulheres. Não há nada de errado com o fato de uma campeã ser sensual(…) O problema é que não havia nenhum outro tipo (de campeã). Restringir os tipos de corpo é limitante para nós, como criadores. Essas personagens não fazem seu tipo? Ok! Nós já temos 33 mulheres sexualizadas no jogo (eu contei). Estou certo de que faremos outra personagem sexy no futuro”, afirmou o profissional, que finalizou: “Taliyah é uma jovem lutando para proteger seus entes queridos(…) Ela é uma garota crescendo em uma época de conflitos centrados em sua terra natal(…) Quando, no meio disso tudo, ela iria falar: ‘E enquanto isso, eu vou ser sexy para o meu encontro no Império de Shurima?’. Veja o quão coesa Taliyah é. Quem ela é, o que ela faz, como ela é. Tudo isso faz sentido. Por que ela tem essa aparência? Porque faz sentido.”

Não é de hoje que essa discussão sobre a hipersexualização de personagens femininas em games acontece. Clicando aqui, você pode conferir o teaser completo da campeã, liberado pelo canal do MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Abaixo, assista a uma discussão que rolou na TV CAPRICHO, sobre a representatividade feminina no mundo geek.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=u0ErPR6EW2s%5D

Qual é a sua opinião sobre a polêmica? Será que a aparência da personagem deveria chamar mais atenção do que suas habilidades dentro do jogo? Vale a reflexão pra vida real.

Continua após a publicidade

Publicidade