Lygia Fagundes Telles: a primeira brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura
Um marco para a literatura brasileira e mundial, e para nós, mulheres!
Aos 92 anos, a escritora Lygia Fagundes Telles é a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. A indicação foi encaminhada hoje pela União Brasileira de Escritores à Academia Sueca. A escolha foi unânime. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”, afirmou Durval de Noronha Goyos, presidente da União, ao site UOL .
Nascida em São Paulo, Lygia publicou Porão e Sobrado, seu primeiro livro de contos, aos 15 anos, em 1938. A história é baseada na separação dos pais. Na faculdade de Direito, onde ingressou em 1941, acabou conhecendo Mário e Oswald de Andrade, dois outros grandes escritores brasileiros. Três anos depois, publicou Praia Viva, sua segunda coletânea de contos. Ciranda de Pedra, um de seus clássicos, foi publicado em 1954.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, a escritora recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa, em 2005. A indicação ao Nobel de Literatura é um verdadeiro marco! Afinal, nunca nenhum brasileiro levou o prêmio para casa e nunca nenhuma escritora brasileira havia sido indicada.
Confira trecho da entrevista que Lygia deu à Companhia das Letras, sobre o livro As Meninas, escrito em 1973. Ele conta a história de três amigas, cada uma com a sua forma de lidar com os problemas e fragilidades, que se apoiam sempre :