Lorde descreve com precisão como é viver um transtorno alimentar
Em Virgin, seu novo álbum de estúdio, a cantora detalha a angústia e a indecisão de lutar contra um transtorno alimentar

orde é conhecida por suas letras abordando o coming of age, expressão que designa o amadurecimento da juventude. Em Virgin, seu novo projeto de estúdio, isso não é diferente. Ao longo das faixas, ela prova que o álbum é um projeto de reflexão, reconstrução e renascimento da própria cantora, abordando temas como o término de um relacionamento de longa data, a redefinição de como ela vê a própria identidade de gênero e até a recuperação de um transtorno alimentar.
Isso acontece principalmente na faixa Broken Glass, em que ela detalha com precisão a angústia e o sentimento de estar preso à doença, ao mesmo tempo que entende a necessidade de se libertar, como ao dizer “I wanna punch the mirror / To make her see that this won’t last” (Eu quero socar o espelho / Para fazê-la ver que isso não vai durar). O próprio nome da música, que em português significa ‘espelho quebrado’, é uma alusão ao distúrbio de imagem e da dificuldade de enxergar a si própria.
Ao longo da letra, Lorde se abre sobre o período mais crítico da doença, no verão em que lançou seu último álbum, Solar Power, e como é difícil deixar de lado os costumes obsessivos do transtorno.
“I spent my summer getting lost in math / Making weight took all I had / Won’t outrun her if you don’t hit back / … / I’m scared to quit / Loosen my grip / It’s tough to admit / Just how much I get from it”
(Passei meu verão me perdendo em matemática / Atingir o peso levou tomou o que eu tinha / Não vou superá-la se eu não revidar /… / Tenho medo de desistir / Relaxar meu controle / É difícil admitir / O quanto eu ganho com isso)
Em outra parte, ela lista alguns comportamentos comuns entre quem também sofre com um transtorno alimentar: “When I cry myself to sleep about that / Cheat about that / Get in too deep about that / When I sweat hours a week about that / Compete about that / Let her treat me like that / I think that it’s love“
(Quando eu choro até dormir por causa disso / Traio por causa disso / Fico sentimental demais por causa disso / Quando eu suo horas por semana por causa disso / Compito por causa disso / Deixo ela me tratar assim / Eu acho que é amor)
Antes do lançamento de Virgin, a cantora já havia falado sobre o assunto em entrevista a Rolling Stones norte-americana, onde relatou como o transtorno alimentar não chegou a chamar a atenção das pessoas ao redor, enquanto a fazia se sentir tonta e cansada ao tentar realizar atividades do dia a dia. “Ela não estava saudável – passando fome e obcecada com o própria peso –, mas não tão visivelmente a ponto de soar o alarme para quem estivesse ao seu redor”, relatou.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.