5 livros que toda pessoa fissurada pela história do Titanic precisa ler

Obras jornalísticas, contos que imaginam realidades paralelas e até livros escritos por autores brasileiros!

Por Isabella Otto Atualizado em 29 out 2024, 18h56 - Publicado em 23 fev 2023, 14h56

Em 2023, o filme Titanic, de James Cameron, celebra 25 anos. Mas o longa, apesar de ser baseado em fatos, é uma adptação. O que é totalmente ok, já que estamos falando de cinema. Mas se você é fissurada pela história real do RMS Titanic, que naufragou em 1912, ou gostaria de se aprofundar mais na narrativa do transatlântico, indicamos os cinco livros a seguir:

1. Uma Noite Fatídica, de Walter Lord

Esta é considerada uma das obras mais icônicas sobre o naufrágio do navio. Escrita nos anos 50 pelo autor americano, o relato jornalístico é baseado em entrevistas feitas com mais de 60 sobreviventes. Ele narra as horas finais do navio e a fatídica madrugada do dia 15, quando os sobreviventes precisaram esperar durante horas em botes salva-vidas até serem resgatados.

2. Titanic, de Rupert Matthews

Como e por que o Titanic, considerado uma construção insubmergível, afundou é o tema principal do livro, que também tem uma pegada jornalística e analisa provas e inquéritos, além de contar com relatos de sobreviventes, contando a verdadeira e trágica história e os atos de heroísmo de seus passageiros.

Continua após a publicidade

3. Titanic: Minuto a minuto, por Jonathan Mayo

Esta obra é ideal para quem curte cronologias, uma vez que narra as horas antecedentes ao naufrágio com detalhes fascinantes, que oferecem uma experiência em tempo real de um dos maiores dramas da história do século XX.

4. Faces do Titanic, por Bruno Piola

Depois de muita pesquisa, o autor brasileiro transporta o leitor no tempo, reconstruindo não só a viagem inaugural do maior transatlântico do planeta em 1912, mas também a vida de seus passageiros e tripulantes. Ele também apresenta pela primeira vez as diversas conexões que o navio possui com o Brasil.

Continua após a publicidade

5. E se… Jack não tivesse embarcado no Titanic?, por Antonio Pimenta

Este é para quem curte contos! O professor, escritor e pós-graduando em Literatura de Língua Inglesa imagina uma realidade paralela em que o Jack, personagem de Leonardo DiCaprio pensado para o filme de James Cameron, não existe. E se ele não tivesse conseguido embacar no transatlântico? Para conferir as trágicas consequências desse acontecimento, só lendo o livro.

Publicidade