Livros, filmes e outros repertórios para citar na redação do Enem 2024
O exame deste ano já é no próximo domingo (3), e chegou a hora de pegar as últimas dicas para construir um bom texto
er um bom repertório te ajuda a criar uma argumentação muito mais rica e convincente na redação do Enem, independente de qual seja o tema escolhido pela banca. O exame deste ano já é no próximo domingo (3), e chegou a hora de dar uma última revisada nos tópicos importantes para construir seu texto.
Quer uma ajuda extra nesta reta final? A Laura Matos, da Galera CAPRICHO, chamou a galera para compartilhar dicas do que citar na redação do Enem. Confira no vídeo a seguir. Ele faz parte da Maratona Enem 2024, projeto do Guia do Estudante em parceria com a CAPRICHO, e oferecimento da ESEG (Faculdade do Grupo Etapa).
O que é repertório para a redação?
A maioria dos vestibulares exige que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo, a partir de um tema proposto pela banca examinadora. O estudante deve, então, defender na sua redação um ponto de vista por meio de argumentos consistentes e exemplos e, em alguns casos como no Enem, apresentar uma proposta de intervenção para o problema em discussão.
Para construir argumentos fortes e bem embasados na redação do vestibular, o candidato deve aprimorar sua capacidade de relacionar acontecimentos atuais com fatos históricos, obras literárias e audiovisuais, pesquisas, ideias de figuras importantes. Essa base de conhecimento é o que é chamado de repertório cultural, como explicou Daniela Cristina da Silva Garcia, mestra e doutoranda em linguística aplicada, e professora de redação no Aprova Total à CAPRICHO.
“Trata-se de informações externas que enriquecem e fundamentam os argumentos apresentados no texto, abrangendo fatos, citações, experiências pessoais ou exemplos históricos, culturais e sociais relevantes para a discussão em questão”, diz.
Enem 2024
Se você ainda não verificou, vale lembrar que o cartão de confirmação de inscrição já está disponível na Página do Participante do Enem 2024. Lá você encontra o seu número de inscrição, data, hora e local de prova e opção de língua estrangeira escolhida no ato de inscrição.
Você deve levar, obrigatoriamente, para a prova um documento de Identificação original e com foto e uma caneta preta que seja fabricada em material transparente. Como as provas do Enem são longas, cinco horas no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo, é aconselhável levar um lanchinho leve, como frutas, chocolates ou barrinha de cereais e, claro, água também.