Leslie Jones, de Caça-Fantasmas, é alvo de racismo no Twitter: ‘Tudo porque fiz um filme’
Atriz decide se afastar de rede social após ataque.
A semana começou de um jeito amargo para Leslie Jones, a Patty Tolan de Caça-Fantasmas. No Twitter, a atriz recebeu inúmeras mensagens racistas de usuários que a compararam com gorilas. Uma das imagens mais favoritadas é essa logo abaixo:
O usuário @evyarb9000 enviou para Leslie uma imagem da antiga série da CBS chamada The Ghost Busters, sucesso dos anos 70, e escreveu a seguinte mensagem para a comediante: “O seu Ghostbusters não é o primeiro a ter um macaco“. O usuário, por incrível que pareça, permanece na rede social com a sua conta intacta, apenas destilando ódio e preconceito.
Leslie Jones ainda precisou lidar com uma conta fake que, em seu nome, respondia a todos esses comentários racistas com comentários no mesmo nível, algo que a atriz desaprova.
I feel like I’m in a personal hell. I didn’t do anything to deserve this. It’s just too much. It shouldn’t be like this. So hurt right now.
Leslie Jones (@Lesdoggg) July 19, 2016
“Sinto que estou em um inferno pessoal. Eu não fiz nada para merecer isso. É muito para mim. Não deveria ser assim. Estou tão magoada no momento”, escreveu. Na sequência, Leslie ainda tweetou: “Deixo o Twitter com lágrimas nos olhos e com o coração muito triste. Tudo isso porque fiz um filme. Você pode odiar o filme, mas toda essa porcaria que eu recebi hoje… Errado”.
I leave Twitter tonight with tears and a very sad heart.All this cause I did a movie.You can hate the movie but the shit I got today…wrong
Leslie Jones (@Lesdoggg) July 19, 2016
O preocupante caso envolvendo Leslie não é, entretanto, um episódio isolado. O vídeo abaixo tem circulado nas redes sociais e mostra uma mulher acusando um homem negro de tê-la furtado em pleno transporte público brasileiro. A senhora afirma que o moço a roubou algumas estações antes, enquanto ele tenta argumentar dizendo que ela nem o conhece para acusá-lo dessa maneira. Depois de muito bate boca, a moça encontra o celular perdido na bolsa. Mas as desculpas não são bem aceitas nem pelo rapaz nem pelos passageiros. “A senhora é racista. Por que, entre todas as pessoas, você acusou logo ele, que é negro?“, questiona um usuário do metrô.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mrRsV21mGFE%5D
É importante lembrar que racismo é crime previsto na Lei nº 7.716, de 1989, e qualquer pessoa que se sinta lesada de alguma maneira pode prestar queixa. Mas chocante mesmo é pensar que precisamos de uma lei para punir pessoas por algo que nem deveria existir. As pessoas são diferentes?! São. Ainda bem. Mas todos somos seres humanos. Racismo não é só crime; “Racismo É Burrice”, como diria Gabriel, O Pensador.
Estamos contigo, Leslie!