Continua após publicidade

Leitura dinâmica é uma boa ideia mesmo?

Método de ler 'passando o olho pelas páginas' divide opinião nas redes e levanta questionamento sobre apreciar a leitura

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h24 - Publicado em 2 set 2024, 16h03
Q

uanto tempo você leva para ler um livro de, em média, 300 páginas? Alguns dias, uma semana ou um mês? E se eu te disser que uma influenciadora afirmou ler lido em cerca de 1 hora e 45 minutos? No vídeo já deletado da conta oficial do TikTok da Dora Weigand, ela afirma conseguir esse feito com a leitura dinâmica.

Pode ser que você esteja ouvindo esse nome pela primeira vez, mas a leitura dinâmica é um método antigo e que já foi debatido algumas vezes nas redes. No método, a leitura é agilizada porque você pula palavras e lê as ‘mais importantes’, cruciais para a compreensão da história, ou dos diálogos, por exemplo. É como se fosse uma lida ‘por cima do olho’, sem muita atenção aos detalhes ou as construções gramaticais da obra.

Com a publicação de Dora afirmando se escorar na leitura dinâmica em obras de ficção, o debate voltou à tona e, no TikTok, não é difícil encontrar uma variedade de vídeos seja opinando sobre o assunto, ou ironizando a técnica. Ela, na verdade, é muito utilizada em textos acadêmicos que tendem a possuir muitas palavras complexas para descrever algo mais simples, como afirma inclusive alguns dos vídeos da rede. Mas, para literatura de ficção, o método divide opiniões e causa polêmica.

Uma das principais perdas de se ler ‘por cima dos olhos’ é, sem dúvida, a riqueza de detalhes presente em uma construção de palavras escolhida a dedo pelo autor. É nesses encontros de palavras que você é capaz de conhecer melhor a história, seu universo e o mais íntimo possível dos personagens. A criadora de conteúdo Juliana Agne, por exemplo, levantou este ponto e lembrou como seria impossível ser Clarice Lispector pela leitura dinâmica, ou o leitor perderia boa parte da beleza de que é ler Clarice – e diversos outros autores se enquadram nessa situação.

@julianaragne sobre a treta do momento #book #booktok #booktokbrasil ♬ som original – Juliana Agne

Continua após a publicidade

Além disso, mesmo que haja esforço para assimilar a história por meio de algumas palavras, é difícil que negar que o mais profundo da história e detalhes que se apresentam em poucas palavras são perdidos quando você não dá atenção a elas – detalhes que mudam sua opinião, visão e compreensão de um livro. Por isso, alguns outros perfis da rede tendem a afirmar que, por meio da leitura dinâmica, uma resenha de livro é comprometida, já que uma boa parte de sua história foi pulada.

No próprio perfil de Dora, embora o assunto não seja mais tocado pela onda de ódio que ela recebeu, a galera se mostra desconfiada com as resenhas dela. Em um vídeo específico onde ela mostra sua rotina e opinião sobre o livro As Irmãs Blue* de Coco Mellors, há comentários de perfis que afirmam não confio em quem faz leitura dinâmica” e “inacreditável, eu amava ler o que ela indicava, e continuo gostando dela, porém eu simplesmente não consigo mais acreditar nas resenhas 😫”.

@doraweigand

#booktokbrasil #booktok

♬ som original – dora

Outro questionamento presente em muitos dos vídeos da galera se voltava acerca do prazer e do gosto de ler, o que, para eles, vai de encontro a proposta da leitura dinâmica de ler mais rápido. Se você escolhe abertamente ler um livro porque gosta da atividade, por que decide apressá-la e não realizá-la de forma prazerosa e aproveitando aquela história ou universo?

Uma das possíveis justificativas para essa questão pode se voltar à comunidade do booktok em si, constituída por influenciadores de leitura e seguidores, onde quanto mais livros você lê por mês, melhor. Onde, para ter conteúdo que será compartilhado e te possibilitará o crescimento na plataforma, é preciso ler mais e mais livros. O ciclo consumista no meio literário existe e, com a rapidez das redes, o ‘livro em tendência’ é mudado de um dia para o outro, e quase nunca é somente uma obra que está alta.

Continua após a publicidade

@fabiobrust

Quem é capaz de fazer leitura dinâmica por prazer? Será que esse tipo de prática não é muito superficial nesse caso? #booktok #booktokbrasil #leitura #leituradinamica #livros

♬ A.Vivaldi Le quattro stagioni Concerto in E major La Primavera Alegro – AllMusicGallery

 

No fim, entre leitura dinâmica ou não ler, o voto sempre será a favor da leitura. Se possível, uma leitura que faça o papel proposto, de envolver, apresentar novos olhares por meio de personagens e universos únicos. É neste momento entre o leitor e o livro que a magia da literatura acontece e laços são criados. Mas, mesmo pulando partes, que a experiência seja boa e o livro não deixe de ser apreciado, da forma que for.

Mas e você, já ouviu falar em leitura dinâmica?

*As vendas realizadas através do link neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade