Jovens sul-africanas pretendem lançar o primeiro satélite do país
#Girlpower né, mores? <3
Aos 16 ou 17 anos, adolescentes costumam ter muitos sonhos profissionais quanto ao futuro, como passar no vestibular, fazer um intercâmbio, conseguir um emprego nas férias ou, quem sabe, começar a empreender. As sul-africanas Brittany Bull e Sesam Mngqengqiswa, no momento, têm uma ambição um pouquinho maior: lançar o primeiro satélite privado da África no espaço.
As duas fazem parte de uma equipe de 14 meninas em Cape Town, todas do ensino médio de diferentes escolas, que estão envolvidas com um projeto da Meta Economic Development Organization do país em parceria com a Universidade de Morehead dos Estados Unidos. Elas têm recebido treinamento de engenheiros especializados em satélites na intenção de encorajar que mais meninas africanas se envolvam com ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O satélite que elas estão construindo está previsto para ser lançado no espaço em maio de 2017 com o objetivo de, principalmente, coletar informações sobre agricultura pelo continente. Brittany explicou à CNN: “Nós podemos tentar determinar e prever problemas que a Áfica enfrentará [em relação à comida] no futuro”.
“Onde nossa comida está crescendo, onde podemos plantar mais árvores e vegetação e também como podemos monitorar áreas remotas”, a jovem exemplificou – tudo isso além de prevenir desastres. Elas pretendem, assim, ajudar a recuperar a economia da África do Sul, que tem sido muito prejudicada com inundações e secas que afetam a agricultura.
Incrível, né? Estamos ansiosas para ver notícias do lançamento do satélite no próximo ano!