Jovens encontram conforto e força nestes livros asiáticos ‘de cura’

Histórias situadas em bibliotecas, com gatos e magia, trazem mensagem de força para a nossa galera em momentos de crise; veja exemplos de sucesso

Por Juliana Morales 8 Maio 2025, 18h02
V

ocê já ouviu falar em literatura de cura? O gênero literário tem ganhado espaço na prateleira da nossa galera. Os livros dessa categoria trazem histórias leves focadas em relações humanas e momentos cotidianos. Elas se passam em ambientes aconchegantes, como livrarias e cafeterias. Os personagens passam por lutas internas, grandes transformações e processos de autodescoberta, inspirando os leitores. 

Um exemplo bem famoso de literatura de cura é o livro A Biblioteca da Meia-Noite*, de Matt Haig, um sucesso de vendas no ano passado. Ele mostra a trajetória de Nora Seed, uma mulher de 30 e poucos anos, desiludida da vida. Até que ela se depara com uma biblioteca que contém um número infinito de livros – cada um representa uma vida diferente que ela poderia ter vivido. A partir desse mergulho, ela começa a entender o que faz a vida valer a pena. 

A leitura não substitui o tratamento psicológico ou traz a cura em um passo de mágica. Mas a ideia desses livros é ajudar os leitores a diminuírem o ritmo e olharem a vida a partir de uma outra perspectiva, muito mais leve e confiante. Quem está passando por um momento difícil pode se identificar com a história dos personagens, e perceber que existem outras saídas e formas de superar os desafios.

A literatura de cura tem forte influência da literatura do Japão e da Coreia do Sul. Muitos dos livros do gênero abordam a cultura e o cotidiano das pessoas desse país. É interessante observar como os autores desses países asiáticos abordam essas questões emocionais e as visões culturais acerca de grandes temas, como a tristeza e os sonhos. 

Se você está precisando de uma leitura leve, para te ajudar a refletir e trazer inspiração para passar por algum momento difícil, aqui estão algumas dicas de literatura de cura.

Continua após a publicidade

A inconveniente loja de conveniência, de Kim Ho-Yeon

“Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Ele não tem lembranças do seu passado, mas sabe que daria tudo para beber uma dose de soju. Quando acha uma bolsinha com documentos e uma carteira, ele não faz a menor ideia de que sua vida está prestes a mudar.”

A inconveniente loja de conveniência

Livro A inconveniente loja de conveniência

Bem-vindos à livraria Hyunam-dong, de Hwang Bo-Reum

“Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.”

Bem-vindos à livraria Hyunam-dong

Continua após a publicidade

Os gatos do café da lua cheia, de Mai Mochizuki 

“De acordo com um mito japonês, os gatos são símbolo de boa sorte. E, se você for gentil com eles, um dia esse favor será retribuído. Mas, se for gentil com o gato certo, talvez você seja convidado para conhecer um misterioso café que surge em noites de lua cheia em Quioto…”

Os gatos do café da lua cheia

A biblioteca dos sonhos secretos, de Michiko Aoyama

“O que você procura? Essa é a pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem visita a biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio em busca de ajuda. A lista de livros que ela recomenda sempre contém um título inusitado que se torna o agente de uma mudança.”

A biblioteca dos sonhos secretos

*Preços consultados em 8 de maio de 2025. Sujeitos a alterações. As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade