Continua após publicidade

Jovem conta que fez outra estudante ser desclassificada do Enem sem querer

Em vídeo nas redes, a candidata se culpa por ter passado uma informação incorreta que, segundo ela, prejudicou a concorrente

Por Da Redação 5 nov 2024, 18h05
A

estudante Ana Landim viralizou nas redes sociais ao contar que acabou fazendo uma outra candidata ser desclassificada do Enem 2024, no último domingo (3). No desabafo, ela explica que foi “sem querer” e pede desculpa por ter passado uma informação errada que prejudicou a concorrente.

As duas garotas se conheceram na entrada do Enem e tiveram um breve papo na fila. A jovem contou à Ana que morava em outra cidade, e que foi até Goiânia realizar o Enem. Em seguida, ela desligou o celular e questionou se era necessário mostrar o comprovante de inscrição.

Ana, então, respondeu: “precisa, sim, eu vi no TikTok”. “Ela ligou o celular dela, mostrou o comprovante, colocou o celular dentro do envelope e ficou ali sentadinha”, conta. Acontece que, segundo o Enem, não é necessário exibir o comprovante de inscrição para os fiscais que aplicam o exame.

Continua após a publicidade

A estudante esqueceu de desligar o aparelho antes do início da prova, e foi desclassificada, como relata Ana no vídeo publicado nas redes: “Eu sentei do atrás dela e seguimos na prova. O meu pé estava apoiado na carteira dela e eu sinto uma coisa vibrar e pensei: ‘será que é meu celular?’. Aí eu vi que o dela estava tocando, a sala toda escutou e o fiscal pegou”.

Ana fala que se sente responsável pelo o que aconteceu, principalmente por ter passado uma informação incorreta. “Isso porque ela tinha desligado o celular e só ligou porque eu falei que precisava mostrar uma coisa que nem precisava”, lamenta. “Depois daquilo, não consegui fazer a prova em paz. Nem fiz a redação… que peso na consciência. Desculpa, Ana Lívia (acho que esse é o nome dela) . Me perdoa”, finaliza.

@daily.landim

me perdoa Ana livia #enem #enem2024 #prova #foryour

♬ som original – menina da choquei

Continua após a publicidade

Enem 2024

Além de dissertar sobre os “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os candidatos tiveram que responder, neste primeiro dia de prova, 90 questões de múltipla escolha (45 questões de Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia, e mais 45 de Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição).

Continua após a publicidade

No próximo domingo (10), será a vez de testar os conhecimentos dos candidatos sobre Ciências da Natureza (com 45 questões de biologia, química e física) e  sobre Matemática (45 questões).

Publicidade