Já tem homem incomodado com álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina
Ainda tem homem se sentindo ofendido vendo mulher no futebol...
No ano passado, durante a Copa do Mundo da Rússia, uma febre que tomou conta do Brasil foi o álbum de figurinhas dos jogadores do torneio. Neste ano, com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Panini anunciou o lançamento do álbum de figurinhas das jogadoras. Nada mais justo, não é? Além disso, como essa será a primeira vez que as partidas femininas brasileiras terão cobertura na principal emissora de televisão da rede aberta, a Rede Globo, ter o álbum de figurinhas para colecionar é mais um recurso para aumentar o interesse pelo futebol feminino – e bastante gente comemorou o anúncio! Mas, é claro, com apenas uma semana após o lançamento do álbum de figurinhas, já temos comentários de homens muito incomodados e até ofendidos com a ideia.
No Twitter, a Andreza Delgado reuniu alguns comentários machistas feitos na matéria da Folha de Pernambuco. “Não sabem lidar com um álbum de figurinhas, não conseguem digerir a ideia de que mulheres são seres humanos com direitos“, disse ela. Mas, cá entre nós, você não precisa procurar muito para encontrar o mesmo tipo de fala sobre esse assunto – e olha que essa não é a primeira vez que um álbum da Copa feminina é lançado. Estão por toda parte.
Em grande maioria, os comentários machistas se baseiam no argumento de que o álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina não irá vender nada. Na verdade, eles parecem estar mais preocupados com o lucro do que a própria Panini. Mas se esses homens realmente estivessem tão preocupados assim com as vendas do álbum já teriam visto que muitas mulheres (e até outros homens) comemoraram a iniciativa e afirmaram que farão parte da brincadeira. Fora que, cá entre nós, o lucro desse álbum será apenas um mero detalhe em meio ao real significado de ter as figurinhas das jogadoras para colecionar.
Alguns homens sugeriram até uma “solução” para a tal da falta de vendas que eles tanto falam: tirar a roupa das jogadoras. Sim, eles realmente afirmaram que o futebol feminino teria mais público no Brasil se as atletas estivessem sem roupa. Olha alguns comentários feitos em “tom de piada” nas matérias sobre o álbum:
É inacreditável ter que ler coisas desse nível sobre algo que só foi feito para incentivar o futebol feminino, uma categoria que ainda precisa de muito apoio. E pensar que esse ainda é considerado o “país do futebol”… Mas só se for o masculino? Os comentários machistas podem ser muitos, mas o apoio ao futebol feminino cresceu muito mais do que esses homens possam imaginar. Muitas mulheres já estão comprando o álbum para incentivar o mundial feminino e, inclusive, já tem até grupo de Facebook para trocar figurinhas!
O álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina de 2019 já está disponível para compra. O valor do álbum é de R$ 8,90 (na brochura) e cada envelope com cinco figurinhas custa R$ 2,50. Vamos apoiar nossas meninas! <3