Já tem homem incomodado com álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina

Ainda tem homem se sentindo ofendido vendo mulher no futebol...

Por Amanda Oliveira Atualizado em 28 Maio 2019, 11h24 - Publicado em 1 Maio 2019, 10h01

No ano passado, durante a Copa do Mundo da Rússia, uma febre que tomou conta do Brasil foi o álbum de figurinhas dos jogadores do torneio. Neste ano, com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Panini anunciou o lançamento do álbum de figurinhas das jogadoras. Nada mais justo, não é? Além disso, como essa será a primeira vez que as partidas femininas brasileiras terão cobertura na principal emissora de televisão da rede aberta, a Rede Globo, ter o álbum de figurinhas para colecionar é mais um recurso para aumentar o interesse pelo futebol feminino – e bastante gente comemorou o anúncio! Mas, é claro, com apenas uma semana após o lançamento do álbum de figurinhas, já temos comentários de homens muito incomodados e até ofendidos com a ideia.

Reprodução/Reprodução

No Twitter, a Andreza Delgado reuniu alguns comentários machistas feitos na matéria da Folha de Pernambuco. “Não sabem lidar com um álbum de figurinhas, não conseguem digerir a ideia de que mulheres são seres humanos com direitos“, disse ela. Mas, cá entre nós, você não precisa procurar muito para encontrar o mesmo tipo de fala sobre esse assunto – e olha que essa não é a primeira vez que um álbum da Copa feminina é lançado. Estão por toda parte.

Em grande maioria, os comentários machistas se baseiam no argumento de que o álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina não irá vender nada. Na verdade, eles parecem estar mais preocupados com o lucro do que a própria Panini. Mas se esses homens realmente estivessem tão preocupados assim com as vendas do álbum já teriam visto que muitas mulheres (e até outros homens) comemoraram a iniciativa e afirmaram que farão parte da brincadeira. Fora que, cá entre nós, o lucro desse álbum será apenas um mero detalhe em meio ao real significado de ter as figurinhas das jogadoras para colecionar.

Alguns homens sugeriram até uma “solução” para a tal da falta de vendas que eles tanto falam: tirar a roupa das jogadoras. Sim, eles realmente afirmaram que o futebol feminino teria mais público no Brasil se as atletas estivessem sem roupa. Olha alguns comentários feitos em “tom de piada” nas matérias sobre o álbum:

Reprodução/Reprodução

É inacreditável ter que ler coisas desse nível sobre algo que só foi feito para incentivar o futebol feminino, uma categoria que ainda precisa de muito apoio. E pensar que esse ainda é considerado o “país do futebol”… Mas só se for o masculino? Os comentários machistas podem ser muitos, mas o apoio ao futebol feminino cresceu muito mais do que esses homens possam imaginar. Muitas mulheres já estão comprando o álbum para incentivar o mundial feminino e, inclusive, já tem até grupo de Facebook para trocar figurinhas!

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina de 2019 já está disponível para compra. O valor do álbum é de R$ 8,90 (na brochura) e cada envelope com cinco figurinhas custa R$ 2,50. Vamos apoiar nossas meninas! <3

Continua após a publicidade
Publicidade