J.K. Rowling desmente estimativa e afirma que estudar em Hogwarts não custa nadinha
Autora de Harry Potter garante que a escola de magia e bruxaria é pública.
R$ 950 mil: essa foi a estimativa calculada pelo CEO Kevin O’Keefe, do site mic.com, para cursar os sete anos de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A notícia foi divulgada nas redes no último dia 15 e gerou muita polêmica.
Várias pessoas foram contra O’Keefe, que se baseou nas mensalidades cobradas por algumas das melhores universidades britânicas para fazer o calculo. Afinal, se Hogwarts fosse realmente uma instituição particular, como os Weasley poderiam ter estudado lá? Seriam eles bolsistas? E o fato de o Ministério da Magia comandar a escola em Harry Potter e a Ordem da Fênix ? Isso não é uma prova de que Hogwarts é uma instituição pública? Tinha até gente achando que Hogwarts era metade pública e metade particular!
Depois de tantas especulações, J.K. Rowling esclareceu a confusão no Twitter e garantiu que estudar em Hogwarts não custa absolutamente nada, já que o Ministério cobre todos os custos de educação, incluindo gastos com alimentação (e que alimentação!). Ou seja, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é uma ~excelente~instituição pública de ensino.
A única exceção fica por conta da lista de material escolar, que deve ser bancada pelo próprio bruxo. Mas, bem… Dos males, o menor, não é mesmo? #PartiuHogwarts