Intuição não é um simples sentimento e funciona mesmo, diz estudo
Quantas vezes ela já te salvou?
Alguém provavelmente já deve ter te falado para você seguir a sua intuição. Sem saber exatamente para onde ir ou o que fazer, você deve ter seguido o conselho e se surpreendido com o resultado. Que a intuição funciona não há dúvidas! Entretanto, esse “sentimento” ainda é muito estudo por cientistas, que até hoje não chegaram a uma conclusão sobre como classificá-lo.
Um grupo de psicologistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, resolveu se juntar para estudar mais o assunto e concluiu que, na verdade, a intuição é mais uma resposta do cérebro que um simples sentimento, uma sensação ou impressão, como o déjà vu. “Essa é a primeira vez que nós estamos preparados para mostrar uma evidência forte de que algo como a intuição realmente existe”, afirma o cientista Joel Pearson.
Para realizar o estudo, os especialistas pegaram um grupo de pessoas e condicionaram o olhar delas. De um lado, as cobaias acompanhavam uma nuvem de pontos se mexer em uma tele preta, algo muito parecido com uma TV antiga sem sinal ou quando demônios estão prestes a aparecer em um episódio de Supernatural. Do outro, imagens subliminares eram mostradas. Algumas passavam uma boa impressão, como filhotinhos fofos, e outras assustavam, como imagens de armas. Mesmo que inconscientemente, quem estava recebendo estímulos negativos, dizia prontamente que os pontos estavam se movendo para a direção contrária, como se estivessem fugindo do problema. Quem recebia estímulos positivos, diziam que a nuvem de pontos estava indo de encontro a eles.
Com isso, os cientistas descobriram que “essencialmente, o cérebro das cobaias estavam prontos para utilizarem a informação que estavam recebendo, mesmo que subjetivamente e usá-las para tomar decisões”. Ou seja, a coisa é bem mais racional do que se imaginava e está muito ligada com o instinto de sobrevivência dos seres vivos.
Logo, você pode confiar mesmo na sua intuição, pois ela te livra de várias ciladas!
+ Leia mais: Cientistas encontram explicação para o famoso déjà vu