Instagram da Leitora: Fran Bona e a inspiradora transição capilar
Em seis meses, ela mudou completamente e não foi só na aparência!
A fotografia existe para registrar momentos e, por meio delas, é possível observar mudanças. O Instagram da Franciely Bona, de 20 anos, é um grande exemplo disso. Há 6 meses ela começou o processo de transição capilar e, junto dessa mudança no cabelo, conheceu uma nova pessoa nela mesma. “Eu me libertei, mudei meu jeito de vestir, de falar e até mesmo de pensar. Por isso digo que não é somente uma questão de beleza, mas sim de personalidade”, observa.
“Eu prezava a perfeição, não aceitava nenhum fiozinho fora do lugar”, a Fran lembra. Hoje, ela se pergunta por que demorou tanto para retirar o liso: “estou me sentindo maravilhosa”.
E está maravilhosa mesmo! Se você acha que ela está exagerando ao falar da mudança, compare só com essa foto, tirada em fevereiro de 2015.
Diferente, né?! Mas Fran conta que a transição não foi fácil: “Só passando por essa fase para saber o quanto isso mexe com nossa autoestima. É difícil lidar com duas texturas. A vontade de alisar e desistir de tudo é muito grande“. No entanto, valeu muito a pena e ela dá uma dica para quem quer encarar a transição também: “Não tenha medo de arriscar por conta de opinião alheia. Nunca se esqueça, o mundo será de acordo com o óculos que você põe, tudo depende da forma que você vê a situação”.
A grande inspiração para ela começar a mudança foi a blogueira Ana Lídia Lopes. “Vi um vídeo em que ela falava sobre as mudanças que a transição capilar trouxa para vida dela e sobre liberdade e aceitação pessoal. Nunca imaginei que um dia eu me desapegaria das minhas madeixas, até conhecer a história da Ana”, explica.
Com todo esse período de renovações sendo registrado constantemente por fotografias, teve uma imagem em especial que fez a Fran perceber que era uma nova pessoa. “Foi aí que eu vi que realmente tudo tinha mudado”:
Mas se tem uma coisa que não mudou durante esse tempo todo foi o quão incríveis são as fotos da Fran (como você já deve ter percebido). Cheia de carões, poses e cenários superlegais, ela costuma registrar tudo com o próprio celular. “Todos podem fazer fotos incríveis, basta usar a criatividade”, ela garante.
“Quando é foto minha de corpo inteiro, uso meu irmão, minha namorada ou meus amigos como fotógrafos”, ela brinca. No entanto, ela também gosta muito de estar por trás das câmeras para registrar “coisas que dão paz, meu amor próprio, a natureza, meu trabalho”.
Além dos cliques legais, ela também conta com a ajudinha de efeitos. “Queria deixar meu feed mais organizado, então sempre que possível uso o mesmo filtro: fico entre o A10 e o ACG do aplicativo VSCO”, recomenda.
Hoje, além de tirar fotos incríveis, a Fran ainda tem um blog, um canal no YouTube e pretende abrir uma lojinha virtual de roupas customizadas (queremos)! E nesses canais ela não fala apenas sobre os cabelos: “eu falo sobre todos assuntos que tenho vontade, desde beleza, moda, filmes, a assunto mais pessoais”.
Gostou do resumão do feed e quer seguir a Franciely Bona no Instagram? É @franbonaa