Inspiration4: tudo sobre o 1º voo orbital de turismo espacial da SpaceX

Na última quarta, Elon Musk se tornou impossivelmente mais bilionário e mandou quatro civis (ou seja, nenhum astronauta) para dar voltas ao redor da Terra

Por Isabella Otto 16 set 2021, 12h47

Às 21h03 (horário de Brasília) da última quarta-feira, 15, diretamente do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, o foguete Falcon decolou rumo ao voo 1º voo orbital de turismo espacial. A companhia SpaceX, de Elon Musk, está por trás da empreitada que recebeu o título de Inspiration4.

Os quatro tripulantes da cápsula Dragon ficarão três dias dando voltas ao redor da Terra. A cada 90 minutos, uma volta é realizada. A previsão é de que o pouso ocorra no domingo, em alguma região do litoral da Flórida.

A cápsula Dragon, parte do foguete Falcon, que conduziu a primeira viagem de turismo espacial em volta da Terra
A cápsula Dragon já pronta para ser lançada à noite Joe Raedle/Getty Images

Por que é um marco?

O voo da missão Inspiration4 é o de maior distância já realizado por humanos desde o programa Apollo, que levou Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin à Lua em 1969. Esta é também a 1ª vez em que apenas civis fretam a espaçonave. Não há astronautas profissionais a bordo.

Quem está viajando?

A missão conta com duas mulheres e dois homens, sendo eles: Hayley Arceneaux, de 29 anos, assistente médica; Dra. Sian Proctor, piloto que já participou de um estudo da Nasa sobre alimentação para astronautas em viagens de longa distância; Jared Isaacman, de 38 anos, bilionário e CEO de uma empresa de pagamentos chamada Shift4 Payments; e Chris Sembroski, de 41 anos, engenheiro da indústria aeroespacial e veterano da força aérea americana. Ou seja, apesar de serem civis, dois dos quatro tripulantes estão minimamente familiarizados com a área, tendo Sian quase se tornado astronauta em certo momento da carreira. Elon Musk acompanhou presencialmente o lançamento, mas não se incluiu na tripulação.

Fotos dos civis tripulantes da primeira missão orbital de turismo espacial
Hayley, Sian, Jared e Chris, respectivamente SpaceX/Nasa/Divulgação

Curiosidades sobre a missão

O foguete Falcon alcançou a velocidade de 1.500 km/h em 70 segundos, levando apenas 2 minutos e 30 segundos para chegar ao espaço. É neste momento que ele se desprende da capsula e volta ao solo.

Foguete Falcon, da missão Inspiration4, decolando na Flórida, nos EUA. Está de noite e há muito fogo saindo da parte traseira da espaçonave
A decolagem do foguete Falcon Joe Raedle/Getty Images

A Dragon vai orbitar ao redor da Terra a uma velocidade de mais de 27.385 km/h. Além dos tripulantes e dos itens básicos de sobrevivência, estão a bordo: um ukulele, que será tocado no espaço; a versão inédita da música Time in Disguise, do Kings of Leon; 50 obras de arte digitais; 30 kg de lúpulo para fazer cerveja na volta e itens pequenos, como canetas, roupas e brinquedos, que serão leiloados posteriormente, sendo que todo o lucro será revertido para um hospital infantil.

Veja a seguir mais imagens do lançamento histórico:

 

Continua após a publicidade
Publicidade