Ligar para o ex? O que NÃO fazer quando Mercúrio está retrógrado

Mercúrio ficará retrógrado nesta segunda-feira (5) e no Signo de Virgem. Prepare-se!

Por Personare Atualizado em 29 out 2024, 15h30 - Publicado em 4 ago 2024, 10h00
V

ocê já ouviu falar sobre Mercúrio Retrógrado e os caos que ele pode causar? Se ainda não, prepare-se para descobrir por que esse fenômeno astrológico é o vilão das decisões impulsivas. Vale lembrar que a próxima retrogradação desse planeta começa nesta segunda-feira (5) e será no Signo de Virgem.

O que significa Mercúrio Retrógrado?

Primeiramente, vamos nos desesperar com calma! Mercúrio retrógrado é um período turbulento, mas não é um fim de mundo. É apenas um período em que o planeta Mercúrio parece estar se movendo para trás no céu. Com isso, os assuntos de Mercúrio (mente, comunicação, sistemas e transportes) podem ficar mais confusos ou demorados.

Isso acontece de três a quatro vezes ao ano, durando cerca de 20 dias cada vez. Ou seja, é mais comum do que muitas pessoas pensam. Por isso, é melhor aprender a lidar com ele do que entrar em pânico. Mas o que isso tem a ver com sua vida amorosa e suas decisões? Muita coisa!

O que Mercúrio retrógrado tem a ver com o ex?

“Oi, sumida!”. Essa é uma mensagem típica de Mercúrio retrógrado. Também tem ex que volta (ou você volta pra ele 👀), namoros que terminam e DRs que parecem infinitas. Nada disso é culpa de Mercúrio Retrógrado, mas, sim, os relacionamentos podem sentir forte esse trânsito.

Segundo a astróloga Marcia Fervienza, isso acontece porque Mercúrio governa a comunicação, a mente e os pensamentos e, quando ele entra em retrogradação, suas energias parecem ser invertidas. Com isso, pode nos levar a revisitar o passado, incluindo relacionamentos e questões mal resolvidas.

Continua após a publicidade

“Por isso, durante Mercúrio Retrógrado, é comum que pessoas e situações do passado reapareçam em nossas vidas. Ex, amigos ou antigas conexões podem ressurgir, trazendo uma série de emoções, lembranças e dores de amor“, explica ela.

O que NÃO fazer quando Mercúrio está retrógrado

Agora que deu pra entender melhor os efeitos de Mercúrio retrógrado no amor, é hora de conferir as dicas do que NÃO fazer durante esse período. As dicas são da Marcia Fervienza, astróloga especialista em amor, professora do curso de Astrologia para Superar Dores de Amor.

Se puder, evite:

1. Ligar ou voltar para o Ex

Mercúrio retrógrado é o momento perfeito para pensar duas vezes antes de enviar aquela mensagem para o ex ou voltar com um relacionamento antigo. Nossos sentimentos podem estar à flor da pele e não é o melhor momento para decisões que envolvem o coração. Então, deixe o celular longe e evite acionar o botão “ligar”.

2. Tomar grandes decisões

Se você está pensando em fazer mudanças drásticas, como terminar um relacionamento ou até mesmo dar um passo maio (como pedir em namoro ou ir morar com seu amor), é melhor esperar Mercúrio retrógrado acabar. Isso porque o movimento tende a distorcer a percepção das coisas e suas decisões podem não ser tão bem pensadas quanto parecem.

Continua após a publicidade

3. Discutir a relação

As famosas discussões de relacionamento (DRs) são bem comuns durante Mercúrio retrógrado. O perigo é não terminarem bem por falta de paciência. Por isso, a dica é ouvir mais do que falar, tanto para evitar de falar algo que possa arrepender depois, quanto pelo fato de que você pode estar confuso durante a retrogradação.

4. Insistir

Mercúrio retrógrado também pode ser um momento no qual as relações pausam, seja por um afastamento por mal-entendidos, seja por desencontro de agendas. Mas tente não se preocupar muito, porque tende a ser temporário. Aproveite para revisar o seu relacionamento e refletir se é o tipo de relação que você quer ou o que pode melhorar.

Quando a retrogradação acabar, você toma a decisão e age. Até lá, tudo vai estar mais claro e, se tudo correr bem, melhor entendido.

O que fazer durante Mercúrio retrógrado?

Nem tudo é absolutamente ruim durante Mercúrio retrógrado. Pelo contrário, existem atitudes que você deve adotar durante esse período. Veja algumas delas:

1. Reflita e reavalie

Use este tempo para refletir sobre o passado e revisar suas atitudes e comportamentos. É uma ótima oportunidade para entender melhor o que você quer para o futuro e como você pode crescer.

Continua após a publicidade

2. Esclarecer questões

Embora possa haver mal-entendidos e as DRs se arrastarem, Mercúrio retrógrado é um bom momento para esclarecer questões antigas. Claro, não é bom tomar decisões, mas pode lavar rupa suja.

3. Retome projetos

Sabe aquele sonho que você e o seu amor tinham? Aquela viagem que foi adiada? Ou uma ideia que tinham e esqueceu de continuar? É uma boa hora de retomá-lo! Seja o que for, a época é ótima pra rever tudo isso, aprimorando e aperfeiçoando a ideia e os planos de vocês.

Como saber como Mercúrio está agindo na sua vida?

Sempre que Mercúrio muda de signo, o planeta vai atuando sobre o Mapa Astral de cada pessoa. A área da vida em que o trânsito acontece pode “sofrer” mais. Se for na Casa 5 ou 7, que são mais ligadas ao amor, seus relacionamentos precisam ainda mais de atenção.

No Personare, você descobre que área (Casa) vai ser mexida por Mercúrio retrógrado. É fácil e grátis! Depois, volte aqui e leia depois do passo a passo, quais relações suas podem sofrer nesta retrogradações.

Primeiro, veja onde Mercúrio retrógrado está agora no seu mapa:

Continua após a publicidade

  • Acesse o Horóscopo Personalizado do Personare — é gratuito!
  • Se você não tem cadastro, preencha os seus dados. Se você tem, faça o login no site.
  • Então, você verá todos os trânsitos que estão acontecendo na sua vida agora.
  • E quando Mercúrio Retrógrado acontecer, você terá um destaque pedindo sua atenção (veja a imagem abaixo um exemplo de como pode aparecer para você)
  • No exemplo abaixo, perceba que a pessoa tem 14 trânsitos ativos (na lista que está à direita), e está vivendo um trânsito de Mercúrio na Casa 9.
Momento de Expansão das Ideias

Agora, veja quais relações suas podem sofrer mais:

Casa 1: Relacionamentos íntimos e consigo mesmo(a).

Casa 2: Relacionamentos financeiros.

Continua após a publicidade

Casa 3: Irmãos, amigos próximos, colegas de trabalho e vizinhança.

Casa 4: Família e pessoas da mesma residência.

Casa 5: Romances e filhos.

Casa 6: Colegas de trabalho.

Casa 7: Parceiros românticos e de negócios.

Casa 8: Parceiros íntimos e questões financeiras compartilhadas.

Casa 9: Professores, figuras de autoridade e parceiros de viagem.

Casa 10: Colegas de trabalho e figuras de autoridade.

Casa 11: Amigos, grupos sociais e comunidades online.

Casa 12: Pessoas com quem você tem questões emocionais profundas.

Publicidade