Continua após publicidade

5 ensinamentos astrológicos de “Tá Escrito”, novo filme da Larissa Manoela

A equipe do Personare já assistiu o filme e te explica ideias e termos da Astrologia que aparecem na história

Por Personare Atualizado em 29 out 2024, 18h03 - Publicado em 11 dez 2023, 17h01

A Astrologia ganha vida no novo filme de Larissa Manoela. ‘Tá Escrito’  nos leva por uma jornada repleta de descobertas sobre os astros e os signos. No enredo, a protagonista, Alice, interpretada por Larissa, desencadeia uma reviravolta no zodíaco e nos convida a refletir sobre alguns pontos interessantes da Astrologia. A equipe do Personare foi conferir a pré-estreia e te conta 5 coisas sobre Astrologia que aprendemos com o filme “Tá Escrito”.

Só pra você entender, na história, Alice é uma leonina tímida e insegura (sim, eles existem), recém-formada em Astronomia, mas sem emprego, e o seu namorado sagitariano está passando pelo conturbado Retorno de Saturno. Depois de um dia difícil, Alice tinha certeza que os Astros tinham um problema pessoal com ela (quem nunca?). Então, ela recebe uma oportunidade de trabalho para falar sobre… Astrologia.

Tudo muda quando a personagem de Larissa Manoela ganha um livro totalmente em branco que tem o “poder” de escrever qualquer previsão astrológica e ela se concretiza. O resto? Só indo ao cinema para saber! De spoiler aqui, somente os aprendizados de Astrologia que o filme traz ou que a gente explica melhor.

Continua após a publicidade

1. A diferença entre Astrologia e Astronomia

A confusão entre Astronomia e Astrologia é um clássico que você pode entender melhor aqui. Resumidamente: a Astronomia é uma ciência que tem como enfoque a observação dos corpos celestes, assim como os fenômenos físicos e químicos relacionados a eles. Já a Astrologia não é considerada uma ciência, porque ela não obedece ao método científico contemporâneo. Seu objetivo é entender a relação entre os ciclos astrológicos no céu e se desenvolveu como uma ferramenta de autoconhecimento, baseada na experimentação (assim como ocorre com a Psicologia).

2. Estereótipos dos signos

O filme brinca com os estereótipos atribuídos a cada signo, apresentando personagens que se alinham com características clássicas. Ex:

  •   A mãe da Alice é uma virginiana organizada e obcecada por limpeza
  •   Seu irmão é um ariano briguento, impulsivo, implicante
  •   O namorado é de Sagitário e tem necessidade de liberdade
  •   A melhor amiga é de Peixes: sensível, sonhadora, parceira e intuitiva
  •  A prima famosa é uma escorpiana vingativa e rancorosa

Porém, Tá Escrito também enfatiza a importância de enxergar além desses rótulos, reconhecendo que somos mais do que as generalizações astrológicas. Alice é leonina, mas super insegura – derrubando o estereótipo de que Leão é super autoconfiante. Não quer dizer que “Astrologia não funciona”, mas que as características atribuídas aos signos podem ser apenas uma parte de quem somos, sugerindo a necessidade de compreendermos a complexidade de cada personalidade. Sem contar que ninguém é um signo só – somos nosso Mapa Astral completo!

Continua após a publicidade

3. Retorno de Saturno

No filme, a vida de Alice é bagunçada pelo Retorno de Saturno que seu namorado Breno (André Luiz Frambach, namorado na vida real de Larissa Manoela). Para quem não tá tão familiarizado, todos os planetas têm o seu “retorno”, que é quando completam uma volta completa em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 365 dias (um ano) e esse período é chamado de Revolução Solar, marca nosso aniversário. Saturno leva aproximadamente 29 anos. Ou seja, quando chegamos nessa idade (que muita gente chama de “crise dos 30), passamos por um momento de mudanças e crescimento pessoal. Pode ser difícil, sim (geralmente é), mas é superimportante pra nossa evolução!

4. Compatibilidade entre signos

A confusão amorosa de Alice destaca a questão da compatibilidade entre signos. Teria como uma leonina dar certo com um sagitariano? O match desses signos pode dar certo? Pode, óbvio! Mas não temos como saber isso levando em conta apenas o signo solar. Quando a gente pensa em combinação de signos, o certo é começar a analisar Vênus e os elementos. E, depois, claro, ir para a Sinastria Amorosa, que é a análise dos Mapas das duas pessoas. Aliás, você pode ver aqui a Sinastria Amorosa da Larissa Manoela e do namorado, o ator André Luiz Frambach.

5. O poder da Astrologia

Você queria ter o poder de “escrever” o que vai acontecer, assim como Alice? A verdade é que você JÁ TEM esse poder nas mãos. Uma das lições essenciais transmitidas pelo filme é que as previsões astrológicas servem como um guia, para nos ajudar a tomar decisões a partir das tendências apontadas pelos Astros no Horóscopo. No entanto, cada pessoa tem o poder de agir e direcionar seu destino. Se o seu signo é impulsivo ou o seu ascendente é muito disperso, você pode usar essas informações (o dito autoconhecimento) para trabalhar essas questões em você, melhorar ou pelo menos lidar melhor com isso. Esse é o poder que a Astrologia te dá!

Publicidade