Hipergamia, negging, flag: conheça termos que explicam as relações atuais
Palavras de língua inglesa são incorporadas no vocabulário da nossa galera para descrever diferentes comportamentos e estilos de relacionamento
elacionar-se, ainda mais na era digital, vem acompanhado de uma série de desafios, como sentimentos confusos e falta de responsabilidade afetiva. Na tentativa de entender melhor o que se passa nas relações atuais, jovens adotam termos para descrever diferentes comportamentos e estilos de relacionamento. A maioria dessas palavras vem de países de língua inglesa, mas já foram incorporadas no vocabulário dos brasileiros.
O quanto você conhece esses termos? Confira a lista a seguir e entenda o que cada um deles significa!
Agamia
Do grego “a” (não ou sem) e “gamos” (união íntima ou casamento), a palavra agamia traduz a falta de interesse dos jovens em ter um relacionamento romântico e fixo com outra pessoa ou de ter filhos. Neste outro texto aqui, falamos dessa nova forma de relacionamento tem conquistado adeptos da Geração Z, cuja visão sobre casamento, filhos e família mudou muito em relação a gerações anteriores.
Red flags, green flags e beige flags
As flags (bandeiras) são usadas nas redes como sinais para se reparar antes de se entregar por completo para um relacionamento. “As red flags” são sinais vermelhos que mostram que as atitudes de uma pessoa são cilada, as “green flags” sinalizam um comportamento muito legal e a mais nova “beige flag” (“bandeira bege”) são tipo “bandeiras neutras” – aquelas atitudes que não significam que você deve investir e nem são atitudes tóxicas a ponto de gerar problemas no relacionamento.
Você consegue diferenciar uma “green, beige ou red flag”? Faça o teste e descubra aqui!
Love bombing
Como a tradução sugere, trata-se de “bombardeio de amor”, ou seja, quando alguém dá uma dose enorme de atenção e carinho no começo, mas depois cansa. O problema para identificar essa armadilha é que ela pode ser confundida com paixão, que é um sentimento arrebatador, né? Só que, no love bombing, existe uma intenção bem calculada com um alto teor de manipulação. E aí que está o perigo de se tornar um abuso psicológico até.
Saiba como identificar esse tipo de manipulação nesta outra reportagem.
Breadcrumbing
O breadcrumbing não é um bombardeio de amor, mas, sim, como dar “migalhas de pão”. Nesse caso, a pessoa mostra mínimos gestos de afeto para o parceiro ou parceira, para dar esperança que a relação pode progredir e, assim, manter o outro sempre ali a sua disposição. Ela faz tudo isso já sabendo que não quer nenhum compromisso. Quer saber mais? Leia aqui.
Hipergamia
O termo ‘hipergamia’ pode ser novidade para muita gente, mas ele se refere a um comportamento bem antigo. “Hiper” denota “superioridade e “gamia” significa “casamento” ou “união”. Ou seja, ela descreve a prática de se envolver com uma pessoa que tenha mais dinheiro e poder aquisitivo do que você. Neste outro texto aqui, te explicamos melhor a origem e como essa ideia se encaixa na sociedade atual.
Ghosting
Esse é um termo bem mais conhecido e veio para substituir expressões como “dar um perdido” ou “dar um chá de sumiço”. Ghosting, que vem da palavra ghost (fantasma), nomeia a atitude de sumir e se retirar da vida de alguém sem dar nenhuma explicação.
Negging
No negging, a manipulação emocional acontece por meio de comentários depreciativos e ruins contra a vítima, que é desqualificada e tem a autoestima minada. Contudo, as falas são sempre escondidas por crítica construtiva, piadas ou questionamentos, e não é incomum a pessoa se sentir confusa sobre se deve ficar ofendida ou agradecida. Entenda aqui como perceber tática de manipulação emocional e como fugir dela.
Casal ‘LAT’
Sim, cada vez mais, a nossa galera tem rejeitado a ideia do casamento tradicional e criado suas próprias dinâmicas de relacionamento. A ideia de LAT (Living Apart Together), ou seja ‘vivendo separado juntos’, é um exemplo disso. Trata-se dos casais que têm um relacionamento sério, no entanto, optam em não dividir o mesmo teto e cada um ter seu espaço. Confira as vantagens e desvantagens desse novo modelo de relacionamento nesta reportagem sobre o tema.
Situationship
‘Situationship’ é uma mistura das palavras ‘situation’ e ‘relationship’, que do inglês significam ‘situação’ e ‘relação’. É uma expressão que define quando você ‘está em uma relação’, como o nosso ‘ficando’, em que não há uma forma de relacionamento estabelecida ou regras e limites. O termo apareceu recentemente em uma música do ‘eternal sunshine’, novo álbum da Ariana Grande.
Namoro pocketing
O termo é autoexplicativo. Em tradução livre, significa “guardar no bolso”. Ou seja, nesse tipo de relacionamento, ao menos uma das partes envolvidas “esconde” o compromisso. A relação também é conhecida como stashing, que, em inglês, significa esconder algo em um lugar específico.
E aí, qual dessas palavras você ainda não conhecia?