Helena estuda Moda e conta como é o dia a dia do curso

Por Da Redação Atualizado em 16 ago 2016, 17h26 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

Helena Mazza, 19 anos, estudante do segundo semestre de design de moda na FAAP  

“Na faculdade de moda eu tenho matérias como desenho, computação gráfica, design têxtil, meios de representação tridimensional, que eu gostei muito. A ideia de que você precisa saber desenhar é mito, porque você tem aulas de desenho durante todo o curso e em meios de representação tridimensional você aprende a desenhar um pouco, a fazer modelagem, a desenhar os bonequinhos. O que é realmente essencial é ser uma pessoa criativa.

Minha faculdade é muito boa para isso, tem ótimos laboratórios, ateliês, consigo ter contato com tudo o que eu sonho em fazer. O curso tem bastantes trabalhos práticos e às vezes eles caem na mesma semana de prova, então é bem puxado! Além disso, é preciso gostar de fazer cursos livres, viajar, ler, se informar, porque só assim você vai conseguir se destacar no mercado de trabalho. É difícil acompanhar tudo o que acontece na moda e nas tendências, mas lendo blogs, pesquisando em revistas, você consegue se informar bem.

Tenho amigas que fazem cursos de moda focados em administração em outras faculdades e acho que essa é a principal diferença: alguns cursos são mais distantes da parte de criação (o que pode ser bom também, tudo depende do seu objetivo profissional)

Em moda, você pode fazer muito mais do que ser estilista: fazer consultoria de personal stylist, produção de editoriais de moda em revistas, gerenciar compras de coleções, desenvolver produtos, criar modelos, produzir desfiles. Nem sempre a vida é de glamour, como o que a gente pode pensar, mas não dá pra negar que o mercado está em ascensão (só o Senac abriu centenas de vagas neste ano!). A grana vai depender da área que escolher e, claro, do destaque que você conseguir, como em qualquer profissão.

Estou procurando algum trabalho agora na temporada de fim de ano, mas ainda não comecei a estagiar de fato porque dizem que o terceiro semestre é muito difícil. Quero esperar para ver!”

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade