Graziela conta como é o curso de publicidade e progaganda
Graziela Massaglia, 18 anos, está no segundo semestre de Publicidade na FAAP “Quando entrei na faculdade de Publicidade descobri que existe um mundo além da criação. Também é possível trabalhar com planejamento, produção, mídia, atendimento ao cliente… Sim, você precisa ser criativa, mas não é só isso: é preciso ter confiança, gostar de […]
Graziela Massaglia, 18 anos, está no segundo semestre de Publicidade na FAAP
“Quando entrei na faculdade de Publicidade descobri que existe um mundo além da criação. Também é possível trabalhar com planejamento, produção, mídia, atendimento ao cliente… Sim, você precisa ser criativa, mas não é só isso: é preciso ter confiança, gostar de pesquisar, estudar, de conhecer o público.
Outra coisa que eu não imaginava era quanta coisa eu iria estudar. Achava que era uma faculdade tranquila, mas é bem o contrário! Como na minha faculdade o curso é baseado nas humanidades, tive matérias como antropologia, sociologia e teoria comunicação, com uma bibliografia superextensa.
Também tive administração e estou estudando estatística. Tenho amigos em outras faculdades, como a ESPM, e vejo que eles são mais focados em marketing e administração. Diferente da na minha faculdade, onde todo mundo que faz comunicação tem uma matéria chamada criatividade logo no primeiro semestre! Também tenho matérias práticas, como fotografia e cinema, que eu gosto bastante.
A faculdade tem vários trabalhos e provas. Em um trabalho, precisei fazer o posicionamento do mercado de uma marca de sorvete, pesquisei o público-alvo, como se fosse para uma empresa mesmo. Também já fiz vários comerciais e, às vezes, as empresas se interessam por estes trabalhos e contratam o estudante.
Gosto bastante da área de atendimento, que faz a ponte entre o cliente e a empresa, e pretendo arrumar um estágio no próximo semestre. Tenho amigos que já trabalham e acho muito importante entrar no mercado de trabalho.
Se você é talentoso, com certeza vai conseguir uma ótima remuneração, que é muito boa na área. No começo, o piso salarial é de R$ 852*, mas com certeza dá para ganhar muito mais sendo bem sucedida.”
*Fonte: Sindicato dos Publicitários de São Paulo.