Governo libera 31 novos agrotóxicos, sendo 3 potencialmente cancerígenos
Além de todos serem nocivos ao meio ambiente, 26% deles não foram aprovados na União Europeia.
Desde o começo do ano, o governo liberou 197 novos registros de agrotóxicos, sendo que os últimos 31 foram feitos na última terça-feira, 21. O número nos leva a bater um recorde. Afinal, nunca antes tantas concessões foram dadas tão depressa no Brasil.
A medida faz parte de um dos planos de governo de Jair Bolsonaro, que pretende agilizar o processo de liberação de produtos. Anteriormente, as indústrias reclamavam que, em algumas situações, a aprovação demorava até oito anos para sair.
A grande preocupação dos ambientalistas é que essa aceleração no processo faça com que o Ibama e a Anvisa, que precisam analisar as substâncias, façam vista grossa nas análises. “As fórmulas combinam produtos químicos cujo risco e periculosidade toxicológica não foram devidamente avaliados. Portanto, não se sabe o impacto da liberação dessas centenas de produtos ao meio ambiente e à saúde da população”, explica Guilherme Franco Netto, especialista de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, em entrevista ao O GLOBO.
Dos 31 novos agrotóxicos liberados, três são potencialmente cancerígenos. Eles usam base de Glifosato, substância classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como altamente perigosa. Dos 131, 26% deles não foram liberados na União Européia, pelos riscos confirmados à saúde humana e ao meio ambiente e pelo fato de ainda não terem análises precisas realizadas. Na dúvida, é melhor pecar pelo excesso de cuidado, né? Não em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil.
O jornal O GLOBO procurou as empresas responsáveis pelos três agrotóxicos mais perigosos que foram aprovados, mas, é claro, elas disseram que estão seguindo as normas da Anvisa e que não é preciso se preocupar. Uma delas não respondeu.
Além de fazer mal para as pessoas que consomem os alimentos que foram expostos aos agrotóxicos, a toxidade das substâncias também é prejudicial à saúde dos trabalhadores que manuseiam os produtos. Ou seja, talvez as empresas sejam as únicas que saiam lucrando com essa história…
10 ideias de looks com vestido para usar nesta primavera
Novembro de 2025 terá 3 feriados nacionais, mas só um cai durante a semana
Resumo de ‘Dona de Mim’: Capítulo de sábado (15/11/2025)
Maxton Hall: saiba quando estreia cada episódio da 2ª temporada da série
30 anos de SPFW: transforme em realidade o sonho de trabalhar com moda





