Geração Z quer resgatar o hábito de escrever cartas e decorar com selos

É o que aponts o relatório do Pinterest sobre a tendência nostálgica dos postais entre a nossa galera em 2026

Por Juliana Morales 15 dez 2025, 16h01
N

ão tem como negar que a tecnologia facilitou a comunicação do dia a dia. Ficou muito mais fácil e simples mandar uma mensagem no WhatsApp ou DM nas redes sociais de um amigo, por exemplo. Mas, segundo o ‘Pinterest Predicts‘, relatório do Pinterest que prevê o que deve bombar, em 2026, a Geração Z vai abraçar a ideia de se comunicar à moda antiga mas de um jeito novo.

Mensagem escrita à mão, selos decorados e papéis de carta ganham destaque, como apontam as pesquisas na plataforma. As buscas por “selos fofos” aumentou 105% em relação ao ano anterior, assim como presentinhos em cartas (+110%), ideias para amigos por correspondência (+90%), cartas escritas à mão (+45%) e cartas de amigos por correspondência (+35%).

A tendência reflete como a nostalgia está conquistando a Geração Z, que, muitas vezes, recorre ao passado como um refúgio emocional em meio a incertezas e instabilidade. A Galera CAPRICHO, por exemplo, escreveu um texto neste ano no Blog da Galera sobre como os anos 2000 não saem da cabeça dos jovens.

Além do fator nostálgico, existe também uma busca da nossa galera por conecões genuínas na contramão da superficialidade que, muitas vezes, marca essa era digital das redes sociais. O relatório do Pinterest do ano passado já apontava que a nossa galera está disposta a investir nas relações.

Continua após a publicidade

O relatório anterior mostrou o aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos. Isso enfatiza como as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real.

Nesse cenário, faz muito sentido a busca por carta escrita à mão, já que ela tem um simbolismo muito forte e traz a ideia de cuidado com detalhes, personalização e intimidade.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade