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Geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais no Brasil

Instagram e o Youtube se destacam, enquanto Facebook é considerado ultrapassado 💤

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2024, 15h44 - Publicado em 26 jul 2022, 13h47
Conexão redes sociais jovens
Os dados também mostram que em comparação com o ano anterior, 53% dos entrevistados aumentaram o uso das redes e 54% afirmam que o uso vai permanecer igual no futuro. We Are/Getty Images

A geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais, consumindo conteúdo nas plataformas preferidas como Instagram e YouTube por até 12 horas por dia. Estes dados pertencem à pesquisa “O brasileiro ama as redes sociais”, divulgada pela Plataforma Gente, da Globo, nesta terça-feira (26).

O estudo que mapeou o comportamento e as preferências dos usuários em todo o Brasil. Para isso, ouviu a população com mais de 18 anos, das classes A, B e C, das cinco regiões do país e que acessaram redes sociais nos últimos 30 dias.

O WhatsApp é a rede social preferida dos brasileiros. Mas entre a geração Z o Instagram e o Youtube se destacam. Kwai e TikTok são consideradas redes com conteúdos “divertidos”, enquanto o Facebook é considerado ultrapassado. Entre as cinco atividades mais praticadas neste ambiente por esta parcela da população, estão:

  • 31% assistir vídeos de humor;
  • 31% procurar conteúdo de entretenimento;
  • 31% assistir vídeos de temas diversos;
  • 29% me atualizar sobre temas e notícias do momento;
  • 23% interagir com perfis de outras pessoas

Os dados também mostram que em comparação com o ano anterior, 53% dos entrevistados – de modo geral – aumentaram o uso das redes e 54% afirmam que o uso vai permanecer igual no futuro. Já 95% utilizam alguma rede social diariamente, e, além disso, o mobile (ou seja, celulares, tablets e dispositivos móveis) é o dispositivo preferido para acessar os conteúdos.

Quando a pauta são os influenciadores digitais, 51% dos entrevistados afirmam seguir algumas personalidades nas redes e 77% se sentem motivados por influenciadores para comprar produtos e serviços. Mas a credibilidade e confiança são pontos de atenção para as plataformas digitais. Olha só os dados:

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  • 71% desconfiam de conteúdos e notícias divulgados em redes sociais e procuram verificar a veracidade antes de compartilhar com outras pessoas;
  • 72% se preocupam com a privacidade dos seus dados e utilizam práticas para protegê-los dentro das redes.

Ainda sobre os influenciadores, alguns temas abordados por esses perfis acabam ganhando mais destaque:

  • humor (45%);
  • filmes e séries (45%)
  • moda e beleza (40%)
  • música e dança (33%)
  • celebridades (33%).

Esses conteúdos costumam fisgar a atenção dos brasileiros por um longo período de tempo. Segundo dados do levantamento, 70% passam de 1 a 6 horas por dia nas redes sociais consumindo este tipo de conteúdo. Dentro desta parcela a geração Z é a que passa mais tempo online, contabilizando 8% – a porcentagem máxima entre as outras faixas etárias.

O levantamento também destaca que séries (55%), jornalismo (37%) e novelas (32%) estão entre os principais territórios que os usuários de redes sociais costumam acompanhar nas mídias digitais.

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E aí? Qual você se identifica com algum desses comportamentos nas redes sociais?

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