Uma família da cidade de Yiliang, na província de Yunnan, sudoeste da China, teve uma descoberta inusitada com seu cão de estimação. Após criar o bichinho desde filhote, o animal cresceu e eles descobriram que se tratava de um urso asiático ameaçado de extinção.
Segundo informações da agência CCTV, publicadas pelo portal G1, a família, de sobrenome Su, relatou o incidente à polícia florestal local, depois que o “cãozinho” virou um urso com mais de um metro de altura e 200 quilos!
“Nós o lavamos todos os dias e o alimentamos com dois baldes de macarrão e uma caixa cheia de frutas”, contou uma integrante da família à agência CCTV. “Para ser sincero, agora nos sentimos muito ligados a ele.”
A ligação foi tanta que a família relutou em entregá-lo. Primeiro eles tentaram enviar o animal para um zoológico, mas sem a certidão de nascimento, isso não foi possível. Por isso, a polícia florestal o encaminhou para um centro local de resgate e proteção de animais silvestres.
Mesmo colaborando com as autoridades, a família receberá uma punição reduzida. O urso-negro-asiático selvagem é uma espécie de animal protegido na China.