Falar com seus pais sobre sexo pode não ser fácil, mas você deveria tentar
A conversa pode até ser constrangedora, mas te ensina dicas e cuidados essenciais ao iniciar sua vida sexual

s seus pais já lhe procuraram para ter a famosa ‘aquela conversa’ sobre relação sexual? O momento pode parecer muito constrangedor, mas é uma troca importante entre vocês, que pode te preparar para situações reais da vida.
Até porque os seus pais ou responsáveis obrigatoriamente já viveram mais coisas que você e tiveram muitas experiências na vida, sendo boas ou ruins. Ter arrogância nesse momento ou fugir do assunto pode ser prejudicial para você, na verdade.
Na ficção, quem tem vivido situações bem similares é a personagem Celeste (Débora Ozório), da novela ‘Garota do Momento’. A jovem, após já ter tido sua primeira com o namorado Edu (Caio Manhente) é chamada pela mãe Lígia (Paloma Duarte), para conversar sobre relação sexual, sem ela ter o conhecimento que a filha não é mais virgem.
O intuito de Lígia é alertar a filha sobre os riscos e os cuidados que se deve ter ao inciar a vida sexual, mas a postura da menina é diferente. Celeste não dá ouvidos ao que a mãe diz e até acha a conversa muito vergonhosa, como se não existisse necessidade de tê-la.
O desenrolar da personagem segue um caminho de falta de proteção na hora da relação sexual, o que leva muitos internautas a suspeitarem que ela possa ficar grávida nos próximos capítulos.
É claro que, na novela, as situações são mais extremas, mas, neste caso, o desenrolar da história também pode acontecer dessa forma na vida real. Se Celeste tivesse dado mais atenção e ouvido com mais cuidado o que Lígia estava dizendo, poderia ter aprendido muito sobre como se proteger na relação sexual, cuidar do corpo e até sobre métodos contraceptivos. Se a suspeita da galera estiver certa, uma gravidez na adolescência também poderia ter sido evitada.
Também é importante lembrar como Lígia se apresenta como uma mãe e mulher livre e que quer o bem da filha, então é difícil imaginá-la recriminando a jovem por ter iniciado uma relação sexual. Se esse não for o seu caso – ou mesmo que seja -, saiba que você não precisa dar detalhes sobre o que pensa de sexo para os seus pais, caso eles não sejam ouvintes acolhedores e confiáveis.
MEU DEUS A CELESTE VAI SER MÃE, DEPOIS DESSA CONVERSA COM A LIGIA VEM AI #GarotaDoMomento pic.twitter.com/YPy74vryz9
— clonazepana 🎙️ (@belluccifilms) February 12, 2025
Mesmo assim, ainda é possível ter uma conversa madura em que você pode tirar muito proveito da situação e aprender com quem já tem experiência. O maior objetivo com essa conversa deve ser te preparar e te ensinar coisas que podem te deixar mais segura e confortável na hora de começar a sua jornada sexual.
Ah, e se nenhum responsável te procurou, e você não se sente confortável de perguntar para eles, já tentou procurar alguma professora que seja mais próxima, uma tia ou até solicitar uma consulta a uma ginecologista? A médica pode te explicar tudo que você precisa e te confortar sobre suas dúvidas.
Aqui na CAPRICHO também respondemos perguntas que recebemos das leitoras semanalmente no quadro SOS Sexo, pode ser que a sua dúvida também seja a mesma de outra pessoa. Por isso, esteja com a mente aberta na hora de entender melhor sobre um assunto que você está começando a aprender agora, tá?