Faculdade de moda: fazer ou não fazer? Eis a questão…
O SPFW acabou. A Gisele Bündchen fez seu último desfile. A Costanza Pascolato estava na primeira fila. E eu achei que este seria o momento exato para falarmos sobre moda. Mais precisamente sobre faculdade de moda. Para você que quer incluir na trilha sonora de sua vida sons de máquinas de costura e de disparos de flashes, seja […]
O SPFW acabou. A Gisele Bündchen fez seu último desfile. A Costanza Pascolato estava na primeira fila. E eu achei que este seria o momento exato para falarmos sobre moda. Mais precisamente sobre faculdade de moda. Para você que quer incluir na trilha sonora de sua vida sons de máquinas de costura e de disparos de flashes, seja muito bem-vinda! Neste post, juntei cada retalho para formar um guia inicial para você que pensa em prestar vestibular para esse curso, assim como eu. Simbora? 🙂
1. FIO A FIO
O lance da escolha do curso é uma das partes mais difíceis. Por ser uma carreira em que achar um trabalho fixo é difícil, muitos pais acabam não incentivando a escolha da filha. Se é o seu caso, não tem por que se desesperar. Lembre-se de que seus pais só querem o seu melhor e, talvez, para eles, seguir essa profissão seja arriscado. Com a Isis Santos, 14, a história é parecida. Ela sempre sonhou em ser modelo e sempre foi muito antenada no mundo da moda. Essa paixão foi crescendo e el não teve dúvidas: quer estudar moda. A Isis não tem certeza se vai ser a primeira faculdade, já que os pais tem uma insegurança muito grande com relação ao curso, mas, no que depender dela, vai rolar.
– DICA: Vá devagar ao falar com os seus pais, pesquise bastante e tenha informações concretas sobre o assunto. Leve alguns exemplos reais, como de blogueiras que cursaram moda, e procure experiências para relatar. Se você ainda for nova, vale à pena investir em um curso, como, por exemplo, o de Corte e Costura, para ver se é realmente isso que você quer e se todo o esforço vai valer a pena. Hoje, todas as carreiras são concorridas e é preciso ser um profissional de destaque seja qual for a sua área. Trabalhe com amor e afinco e tudo dará certo!
2. ALINHAVANDO
“É isso que eu quero, meus pais já aprovaram, mas não sei em qual faculdade fazer”. Respira, porque apesar de ser um curso relativamente novo, várias faculdade já o oferecem. Em São Paulo, é possível cursar moda na USP, Santa Marcelina, Belas Artes e FAAP, por exemplo. São algumas das universidades e faculdades mais disputadas. Procure muitas informações sobre todas e veja qual se parece mais com você. Assim, a chance de você se arrepender é menor. Aproveite também para conferir a grade curricular do curso antes de se inscrever no vestibular, a carga horário e os gastos que você terá com as mensalidades. Com planejamento, tudo dará certo. Lembre-se de que é possível estagiar logo nos primeiros anos (o curso dura, geralmente, quatro anos). Ou seja, você pode entrar em uma faculdade particular e ajudar os pais a pagar as mensalidades todo mês.
– DICA: Nos sites das faculdades, sempre aparecem as grades curriculares. O legal disso é que você já consegue saber o que vai aprender. Elas modam de instituição para instituição, mas, apesar de os conceitos básicos serem bem parecidos, cada faculdade têm o seu diferencial. Preste atenção nele e facilite a sua escolha!
3. ENTREI. E AGORA, JOSÉ?
Aprovada no vestibular… Sonho se tornando realidade… Como é que eu lido com tudo isso? Para a Betina Correa, 17, o começo do curso foi assustador. Novas realidades, novas experiências, mas, em frente a tudo isso, ela confiou na escolha e foi. Por conta da possível reação negativa dos pais, pensou em até fazer cursos mais difíceis, como medicina e economia, mas resolveu seguir seu sonho, e está adorando. A Betina está cursando Moda na FAAP e está curtindo tudo: “estou amando os professores, principalmente. Sinto que estou em boas mãos! Eles são bem qualificados, o que faz toda a diferença”.
4. ALÔ, OPORTUNIDADES!
A profissão tem um campo enooooorme de possibilidades, o que é um ponto muito positivo, já que você pode se encontrar em várias áreas. Para a editora de moda da Capricho, Aline Fava, as experiências com o estágio influenciaram muito na escolha de em que parte gostava mais de trabalhar, e foi no styling que a Lili se achou. A editora de estilo cuida das produções dos editoriais de moda da Revista CAPRICHO. Ela aprova o casting dos modelos, acompanha as sessões de fotos, trabalha para as imagens ficarem perfeitas, edita todo o conteúdo na revista e faz a gente ficar morrendo de vontade de ter todos aqueles looks que aparecem nas páginas e trabalhar com moda.
DICA: Na sua vez, concilie o trabalho com a faculdade de modo que você consiga aproveitar tudo que o tal estágio tem a te oferecer.
Quer um empurrãozinho final? Fica a dica: não é só porque você gosta de comprar roupas e montar looks que vai curtir fazer a facul de moda. Nessa área, se dá melhor quem é curioso, está sempre a fim de estudar e se atualizar, e gosta de ler livros e revistas. É legal também estar bem antenada aos desfiles, e ter a mente aberta a novas opiniões e tendências. Não é preciso ser um gênio do desenho, mas a facilidade com os traços pode te ajudar bastante nas aulas práticas.
Tem mais alguma dúvida? Me manda pelo Facebook, menina! É Déborah Hoffmann. Só dar um alõ, que resolvemos, viu? E se quiser saber mais sobre mim, tô no Instagram também: @heydebbyy
Até mais,
Déborah Hoffmann