Qual o tempo mínimo e saudável para começar a namorar de novo?
O mais importante no começo de uma relação é a disposição entre as partes envolvidas, e não o tempo pós-término.

e recuperar após o término de um namoro não é uma tarefa fácil. Independente de como a relação tenha acabado, em algum momento houve a expectativa de uma relação duradoura e feliz, onde a vida a dois seria construída.
Quando essa não é a realidade, é preciso aprender a superar e a encarar o futuro como uma grande possibilidade para se reinventar e até para se relacionar novamente. Mas como saber que é a hora certa para dar este próximo passo?
Quando tentamos embarcar em um novo relacionamento sem respeitar o próprio tempo para estar realmente pronto para isso, corremos o risco de nos envolver com pessoas que não combinam conosco, de nos submeter a situações e, ainda, de procurarmos pessoas parecidas — até demais — com quem acabamos de terminar.
Na série Friends, por exemplo, após Ross e Rachel terminarem, a personagem garante ter superado o ex e estar pronta para conhecer novas pessoas. Mas, quando o seu date chega, ela percebe estar saindo com Russ, quase uma sósia de Ross. Sem perceber, seus sentimentos pelo ex ainda eram tão vivos que ela procurou por alguém que fosse o mais parecido com ele.
Embora na série a situação seja muito cômica e exagerada, é bem comum agirmos como Rachel se insistirmos em procurar uma nova relação sem ter superado a anterior. Mesmo assim, a chave parece não estar na definição “estar pronto ou não”.
Em entrevista à CAPRICHO, a psicóloga e psicanalista Júlia Fernandes explica que “relacionamentos saudáveis não nascem de pessoas curadas ou prontas, mas de pessoas dispostas”. Ela acredita que a chave para o equilíbrio da relação é haver a disposição para que cada pessoa no relacionamento use todas as suas ferramentas para trabalhar com o outro a construção do relacionamento.
“Para amar, é preciso agir e estar disposto, e contar com uma certa dose de sorte de encontrar alguém igualmente disposto”, afirma.
Então, não existe um tempo mínimo para começar a namorar novamente?
Na verdade, não. O “tempo mais saudável” depende de cada caso. “Existem pessoas que encerram um relacionamento e, em pouco tempo, encontram sem querer um novo amor. Outras que vivem um término tão prolongado dentro de si que precisam de uma dose extra de tempo para cuidar da ausência de alguém que um dia foi tudo”, pontua a psicanalista.
O mais importante, é você respeitar o que seu corpo e sua saúde mental pede – seja por um tempo a mais curando a dor do término, seja se aventurando em uma nova relação. Um bom indício, por exemplo, pode ser começar a se imaginar com outras pessoas. Este pequeno passo já pode ser uma demonstração de que você esteja cada vez mais preparado para se envolver com outra pessoa.